A Polícia Federal (PF) deflagrou na quarta-feira 23 uma operação para investigar desvios de verbas de merenda no Maranhão. O esquema envolve as cidades de Pinheiro (MA), São Bento (MA) e Peri-Mirim (MA). A operação 5ª Potência é conduzida em parceria com o Ministério Público Federal (MPF).
Cerca de 80 agentes da PF cumpriram 18 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. “Por envolver recursos federais e o fato de a investigação recair sobre detentor de cargo eletivo, em razão da prerrogativa de foro, o procedimento é de competência da Procuradoria Regional da República da 1ª Região”, informou o MPF em nota.
“Os mandados tiveram como alvos endereços comerciais e residenciais de agentes políticos na cidade de Pinheiro e Peri-Mirim, ex-agentes políticos do município de São Bento, sedes de associações de agricultura familiar da Baixada Maranhense, bem como endereços residenciais e comerciais de pessoas ligadas a empresas de São Luís”, afirma a PF.
Desde 2012, o esquema movimentou quase R$ 4 milhões. De acordo com os investigadores, o esquema envolve a contratação fraudulenta de associações de agricultura familiar pelas prefeituras. Por lei, 30% do valor de repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para a merenda deve ser destinada a produtos de agricultores familiares.
Segundo a PF, os grupos contratados, “mediante Chamadas Públicas fraudadas e direcionadas, são geridos na realidade por agentes públicos que fazem parte do esquema, e não possuem a mínima capacidade econômica e operacional para o fornecimento da absurda e desproporcional quantidade de alimentos declarados nas notas fiscais e nos contratos”.
Além disso, a investigação da PF mostrou “fortes elementos da existência de fraude e desvio” também na aplicação da outra parte dos recursos da merenda escolar (70%)”. As “análises financeiras e laudos periciais” revelaram que os “recursos repassados para associação de agricultores e empresas de fachada foram quase que completamente desviados” pelos investigados.
Fraude em alimentação, ensino, saúde, mereceria pena capital e confisco de todos patrimônios.
Aposto que vão achar um isopor e dentro dele um picolé de chuchu.
Tirar recursos de alimentação, saúde,
Enquanto não acabarem com as fraudes na apuração desta urnas, estes pilantras continuarão a ser eleitos, ou alguém ainda acredita que os brasileiros não sabem votar de fato?
OoooOOoHhhhh!!
Vocês estão “espantadinhos” com isso???
SABIAM que os alunos das escolas publicas ESTADUAIS…estão comendo SÓ macarrão….
SEM MOLHO ou queijo ou óleo ou qualquer outra coisa….
SÓ MACARRÃO COZIDO….branco, inodoro, sem gosto sem nada.
ESTÁ NA CARA QUE ESTÃO ROUBANDO né não?!
Governo e funcionários da distribuição e escolas fazem a festa.
EM SÃO PAULO… Escolas do Centro…Caetano de Campos, Mazze, Rosevelt…. etc…
PODEM IR LÁ AVERIGUAR!
Enquanto isso…os NÓIAS…do centro …o menu ontem foi:
Sopinha de macarrão com legumes,
Depois veio o BANDEGO com polenta, salsicha com molho, arroz e feijão.
e no final… a sobremesa com biscoitos Bauduco.
SIM senhores !!
para….estudantes (bem ou mal) NADA!
para NÓIAS…. TUDO.
E esse governador prefeito ainda ganham eleições né não?!
ÓBVIO QUE AS URNAS ELETRÔNICAS SÃO FRAUDADAS…
Ninguém gostava de Bruno Covas ou Dória….Haddad, boulos ou Martha..
E ganham!
fazem um tearto com a ajuda da imprensa velha e pesquisas FAKE, douram a pílula…E…
PIMBA! As urnas fazem o serviço de roubar fraudar eleições.
Os maiores problemas são: $tf e $tj virou escritórios de advocacia do crime. No $tf quase todos advogados do PT 7, psdb 1, MDB 1,… no $tj uns 5 são do psdb o restante do PT. São advogados do PT,psdb, MDB, três partidos coligados na eleição de 2022
o Maranhão sempre foi uma vaca leiteira para Sarney & Associados – o povo resolveu mudar e elegeu um comunista (Flávio Dino) que na campanha eleitoral prometeu acabar com a roubalheira – como estamos vendo agora, ficou pior.
Não é atoa que o Flávio Dino está gordo enquanto a população maranhense está desnutrida!
Vermes !!!! Roubar merenda de alunos carentes deveria ser crime ediondo !!!!! Lixos !!!!
Maranhão detem o record de corrupção no país. População precisa se conscientizar e expurgar essa ORCRIM que infesta a politica nesse estado pois a conta quem paga são eles próprios.