A Polícia Federal (PF) retomou o serviço on-line de agendamento para emissão de passaporte na quarta-feira 24. O sistema estava suspenso desde 17 de abril, depois que a corporação identificou uma tentativa de invasão ao ambiente de rede.
Segundo a instituição, a emissão de passaporte pela internet “está em pleno funcionamento.” Os usuários podem acessar as funcionalidades do sistema por meio do site da PF.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
“Após a suspensão, a PF realizou a atualização do sistema”, declarou a corporação por meio de nota. Afirmou que com a medida, foi possível “o restabelecimento do serviço” de agendamento de emissão de passaporte.
A PF não informou, nesta quinta-feira, se de fato ocorreu a tentativa de invasão ao sistema da corporação. Contudo, na semana passada, a corporação disse que investigava o caso.
Leia também: “Polícia Federal denuncia tentativa de ataque hacker e suspende emissão on-line de passaporte”
Agendamento para emissão de passaporte
Para emitir um passaporte em uma delegacia da PF, o cidadão precisa fazer o agendamento on-line prévio. Deve-se preencher formulário eletrônico com informações pessoais, escolher data e horário e, então, o posto de atendimento da corporação.
No dia agendado, o cidadão deve levar a documentação solicitada original para conferência das informações cadastrais. Também há a coleta de dados biométricos das impressões digitais e uma fotografia facial. O custo para emissão de um passaporte comum é R$ 257,25.
Depois do atendimento presencial, o cidadão precisa retirar o documento na mesma unidade onde foi feito o agendamento on-line. O prazo é de 6 a 10 úteis até 90 dias.
Caso o documento não seja retirado pelo cidadão no prazo máximo de 90 dias, o passaporte será cancelado, com total prejuízo da taxa paga.