A população da região da cidade de Bauru, a cerca de 180 quilômetros da capital paulista, poderá acompanhar na noite desta sexta-feira, 21, o pico da chuva de meteoros Oriônidas. Em média, dez fragmentos de rochas, provenientes de corpos celestes, poderão ser vistos por hora.
O fenômeno começou em 2 de outubro e segue até 7 de novembro. No entanto, o pico está previsto para esta sexta-feira, 21, e sábado, 22, a partir das 23 horas.
A previsão do tempo para esta noite na região é de céu encoberto por nuvens, o que pode prejudicar a observação.
Não é preciso de equipamentos especiais, como telescópio, para visualizar o fenômeno, mas especialistas recomendam que os curiosos devem se reunir em locais afastados da área urbana, em razão da luz dos postes de iluminação, que podem atrapalhar a visualização.
Fora do pico, no máximo três meteoros poderão ser vistos no céu durante o período de chuva. Esses eventos fazem parte da constelação de Orion e são fragmentos de poeira deixados para trás pelo cometa Halley que adentram na órbita do planeta.
Meteoro mais potente do ano é visto no Rio Grande do Sul
O meteoro mais potente deste ano foi avistado nos céus de Taquara, no Rio Grande do Sul, em 3 de outubro deste ano. O Observatório Espacial Heller & Jung registrou o momento em que o objeto espacial explodiu na atmosfera, às 2h26. Ao todo, o fenômeno durou 5 segundos.