O sistema de pagamento instantâneo Pix vai ganhar um prêmio internacional na sexta-feira 20, em Miami (EUA). Em funcionamento desde novembro de 2020, o método do Banco Central do Brasil (BC) foi reconhecido por sua inovação.
A premiação é do Council of the Americas — COA. A organização internacional representa segmentos como bancos e finanças, minas e energia, além de serviços de consultoria.
A instituição entregará o prêmio “Bravo Beacon of Innovation Award” ao presidente do BC, Roberto Campos Neto.
Em sua 28ª edição, a premiação reconhece a excelência e a liderança nos negócios e na política do ocidente.
‘Inclusão financeira sem precedentes’
De acordo com o COA, a escolha do Pix se deu pelo “tremendo sucesso do sistema, sendo agora usado por mais de 700 instituições financeiras e por 80% dos brasileiros adultos”.
Além disso, esse “método de pagamento promove uma inclusão financeira no Brasil sem precedentes”, explicou o Council of the Americas.
Confira: “Novidades para o Pix: veja o que vem por aí”
Ainda de acordo com a organização, o Pix tem transformado os serviços financeiros do país. “Ele vem liderando os pagamentos no setor de varejo e reduzindo os desafios associados aos pagamentos e transferência de dinheiro.”
Conforme o COA, bancos centrais da América Latina e de outras partes do mundo estão tentando copiar a iniciativa brasileira para implantá-la em seus mercados.
“O Pix se tornou um modelo mundial de inclusão financeira”, elogia a instituição. Além disso, “ele promove a competição e a transparência”.
Reconhecimento nacional
Na quarta-feira 18, o Pix receberá o Prêmio Bandnews “Marcas Mais Admiradas do Brasil”. O serviço ficou em primeiro lugar na categoria “Pagamentos”. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa da cerimônia, que ocorre em São Paulo.
O BC classifica o Pix como prático, rápido e seguro. Ele funciona a partir de uma conta-corrente, poupança ou de pagamento pré-paga. Os recursos são transferidos entre contas dentro de poucos segundos, a qualquer hora ou dia.
Leia mais: “Novo golpe do Pix envolve funcionários de empresas de telefonia”
Pix bate novo recorde
Roberto Campos Neto anunciou na última segunda-feira, 9, que o Pix bateu novo recorde. Em 24 horas, o Banco Central registrou 163 milhões de transações.
O número superou o recorde anterior: haviam sido 152,7 milhões de movimentações financeiras em 6 de setembro.
Três anos depois da sua criação, o Pix já alcançou mais de 153 milhões de usuários, entre pessoas físicas e jurídicas.
O “governo” deve estar analisando o que fazer. Tudo o que foi criado no governo anterior está sendo destruído. O pix é um sucesso, uma coisa moderna, eficiente… O O que pode ser feito? Acabar com o pix, dar um jeito de arrancar dinheiro com ele, extingui-lo? É. Não deve estar sendo fácil para o “governo”.
Obrigado Bolsonaro!
Parabens Campos Neto,
Nosso sistema financeiro no Brasil, além de inovador, é um dos mais efientes do mundo.