A Unimed-Rio enfrenta uma crise financeira. Por isso, irá transferir mais 107 mil clientes dos planos de saúde para outra empresa. O prejuízo acumulado no primeiro semestre deste ano foi de R$ 840 milhões, no Brasil.
A carteira de usuários que sofrerá essa movimentação são os dos contratos individual, adesão e empresarial. Eles passaram para a Federação das Unimeds do Estado do Rio de Janeiro (Unimed Ferj).
A Unimed Ferj já havia recebido cerca de 73 mil beneficiários da Unimed-Rio, cujas migrações foram autorizadas em julho e no começo de setembro.
As transferências vão incluir os contratos de clientes pessoas físicas e empresas que ficam fora das cidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias, mas dentro do Estado fluminense. Ou seja, para aqueles que estão dentro dessas duas cidades não há alterações.
Leia mais: “O plano de saúde milionário do TSE”
Em nota, a Unimed-Rio informou que a transferência de parte da carteira faz parte da estratégia de reequilíbrio econômico-financeiro da cooperativa. E acrescentou que a cessão de usuários está sendo feita com outras cooperativas do Sistema Unimed onde esses clientes residem, apesar da Unimed Ferj.
Transferência de clientes aprovada pela ANS
Todo o processo foi aprovado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para cerca de 180 mil clientes de contratos pessoa física, empresariais e de adesão nas condições citadas (residência ou CNPJ atual fora das cidades do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias).
De acordo com a Unimed-Rio, a transferência vem acontecendo de forma gradativa, em etapas, ao longo do segundo semestre.
A mudança não altera as condições contratadas, que permanecem em vigor, alterando apenas a empresa gestora do contrato. Além disso, a carteirinha do plano de saúde será alterada e renovada, “sem qualquer mudança adicional ou prejuízo aos beneficiários”.
A operadora informou que “os clientes inseridos em cada fase de migração recebem comunicados direcionados com as orientações e informações necessárias sobre a mudança”.
Além da transferência de usuários dos planos de saúde, houve a liberação de R$ 130,6 milhões de reservas técnicas da operadora que estavam depositadas em aplicações financeiras.
Segundo o jornal Valor Econômico, esse valor representa 45% do montante que a Unimed-Rio detinha como garantia para pagamento de procedimentos médicos futuros. Todas as operadoras de planos de saúde são obrigadas a ter ativos garantidores, de curto e longo prazos, para serem usados em caso de falência.
Quem será transferido da Unimed-Rio para a Unimed Ferj?
Aproximadamente 107 mil beneficiários — titulares e dependentes — de contratos de clientes pessoa física, empresariais e de adesão (com residência ou CNPJ atual fora das cidades do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias).
Quais serão as obrigações da Unimed Ferj?
- Manter integralmente as condições vigentes dos contratos adquiridos sem restrições de direitos ou prejuízos para os beneficiários;
- Não estabelecer quaisquer carências adicionais nesses contratos;
- Não alterar as cláusulas de reajuste, inclusive em relação à data de seu aniversário;
- Manter a rede assistencial já disponibilizada aos beneficiários da atual carteira da Unimed-Rio;
- Não interromper a prestação de assistência aos beneficiários da carteira da Unimed-Rio, principalmente aos que estejam em internação hospitalar ou em tratamento continuado;
- Comunicar a operação a todos os consumidores afetados, por meio de comunicação individual.
Será necessário assinar um novo contrato?
Não será necessário assinar o contrato novamente. A ANS autorizou a alienação do contrato e, portanto, ele segue tendo validade em seus termos, só que, a partir da data estabelecida, o vínculo será diretamente com a Unimed Ferj, não mais com a Unimed-Rio.
A rede de atendimento mudará?
Os beneficiários seguirão tendo acesso exatamente à mesma rede atual.
A carteirinha do plano vai mudar?
Sim. Os consumidores envolvidos receberão uma nova carteirinha com o logotipo da Unimed Ferj.
Como ficam os casos de tratamento continuado ou internações em andamento?
Não haverá interrupção em nenhum destes casos. A Unimed Ferj dará sequência aos tratamentos já iniciados.
Como ficará o pagamento do plano?
A forma de pagamento permanecerá a mesma.
Em caso de dificuldades de atendimento, os usuários também podem entrar em contato com a ANS para denunciar. Clique aqui para acessar os canais de atendimento.
Os clientes da UNIMED devem rezar para não serem transferidos para o Bradesco Saúde. Este está abaixo de qq crítica, oferecendo verdadeira ratoeira aos clientes no atendimento telefônico e um aplicativo que é uma piada. Amadores no relacionamento com os clientes e na oferta de TI.
Não está claro porque a Unimed-Rio está com problemas de equilíbrio fonaceiro mas a Unimed Ferj pode absorver esses custos ou equilíbrio finaceiros que a Unimed-Rio não tem… Eu sou do Unimed em outro estadoe cidade. Espero que isso não se repita nele.
Voltando ao Rio será que o desequilíbrio não está vindo das novas obrigações impostas pela ANS para procedimentos que não estavam cobertos pelo nos contratos existentes? Espero que esse problema não se alastra para todo o sistema Unimed…
Parabéns ao judiciário que tem esquecido que plano de saúde não é seguro social (iniciativa que só pode ser Pública), impondo a empresas privadas a impossível obrigação de substituir o Estado, desconsiderando a contratação e a regra base desse tipo de contrato: mutualismo. Rompe-se o sinalagma que equilibra o contrato, concedendo o que não foi contratado e, por consequência, não foi considerado na apuração da mensalidade, e isso sob o palio de que teria sido prescrito por médico assistente. O profissional médico, sem dúvida, tem a competência para dizer o que é melhor para seu paciente, mas o médico não tem atribuição legal para dizer o que um plano de saúde deve cobrir/custear. E o SUS, a despeito das deficiências, é o serviço de saúde oferecido pelo Estado. Se o objetivo é acabar com a saúde suplementar, o caminho já está traçado.
Sou cliente da Unimed/RJ a mais de 10 anos, só tenho elogio a ela, todos os procedimentos que realizei, tanto emergencial, quanto as eletivas fui atendido com eficiência e pontualidade, Parabéns a Unime, não fica nada devendo as tops de linha, a única diferença é o conforto que elas ofertam, mas não me interno para ficar em spar,, e sim tratar da minha saúde.