Neste domingo, 1º, o helicóptero Águia da Polícia Militar resgatou quatro homens que estavam desaparecidos enquanto faziam uma trilha na Mata Atlântica. O jornalista Lucas Martins, da Band, está entre os resgatados.
Eles partiram da estrada do Pilaca, em Juquitiba, com o objetivo de chegar a uma fazenda em Itanhaém antes do pôr do sol. No entanto, perderam o sinal de celular, interrompendo o contato com seus familiares.
Preocupados, os familiares acionaram a Polícia Militar depois da falta de retorno nas mensagens. A corporação iniciou as buscas em parceria com o Corpo de Bombeiros.
As operações continuaram até o dia seguinte, quando, por volta do meio-dia, o Águia localizou os homens nas proximidades do Rio Juquiá.
Resgate sem complicações
Segundo o 1º tenente Rogério Tricca, do 6º Grupamento de Bombeiros, os trilheiros foram resgatados sem maiores complicações, apresentando apenas escoriações leves.
“Eles tiveram que dormir no meio do mato, mas levaram mantimentos suficientes para até dois dias, que era o tempo que poderia durar a caminhada até Itanhaém”, relatou.
Para o resgate, cerca de 40 policiais foram mobilizados, incluindo equipes do Canil e do Corpo de Bombeiros.
Além disso, a operação contou com duas aeronaves do Comando de Aviação da PM, essenciais na busca aérea. O Grupamento de Ações em Emergências e Desastres (Gaed) também participou das operações.
Drones foram utilizados para fornecer informações detalhadas sobre a área, transmitindo dados importantes para as equipes em solo. A ação coordenada foi crucial devido à dificuldade de acesso ao local onde os homens se perderam.
Pronunciamento da Band
No início da tarde deste domingo, a Band emitiu um comunicado sobre o repórter Lucas Martins.
“A Band informa que o repórter e apresentador Lucas Martins foi encontrado neste domingo, depois de perder contato com a família no final da tarde de sábado enquanto fazia uma trilha com destino a Itanhaém, no litoral de São Paulo”, diz o texto.
De acordo com a emissora, a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados logo depois do recebimento da informação. As forças de segurança prontamente se mobilizaram para dar início às buscas.
“Graças aos esforços de todos os envolvidos, o profissional e outros três amigos foram localizados, resgatados e passam bem”, encerra a nota.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste