A Polícia Civil de São Paulo devolveu um helicóptero de R$ 7,2 milhões que pertence ao narcotraficante André do Rap, considerado um dos chefes da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). A corporação acatou a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, em 14 de abril, determinou a devolução de parte dos bens do criminoso. A entrega da aeronave ocorreu antes mesmo da publicação do acórdão, que é a decisão colegiada dos ministros.
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) e o Ministério Público Federal (MPF) não puderam recorrer antes da devolução.
“Houve uma decisão do STJ para que os bens aprendidos do André do Rap e dos seus laranjas fossem devolvidos para os seus proprietários”, explicou Fábio Pinheiro Lopes, diretor do Departamento de Combate ao Crime Organizado (Deic). “Às vezes, a gente não concorda com as decisões judiciais, mas temos de cumpri-las — mesmo discordando. E é o que foi feito.”
A aeronave estava sendo usada para o transporte de órgãos. Na semana passada, por exemplo, o helicóptero carregou um coração para o transplante de uma menina.
Em 11 de maio, a Sexta Turma do STJ entendeu que houve ilegalidade no confisco do helicóptero, realizado em 2019, já que a Justiça autorizou apenas a prisão do traficante — e não a apreensão de bens e imóveis.
Decisão de ministro favoreceu traficante do PCC
André do Rap, condenado a 25 anos de prisão, está foragido desde outubro de 2020. Na época, o traficante conseguiu um habeas corpus do ministro aposentado Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal.
O traficante é acusado de chefiar o PCC, uma das principais facções criminosas das Américas. O grupo atua principalmente com o tráfico internacional drogas.
Leia também: “PF desarticula quadrilha responsável por tráfico internacional de cocaína”
À justiça a serviço do crime
Lamentável a situação do nosso País.
Não tem como um lugar desses dar certo!!! É lamentável… desanimador… perdemos completamente o norte como sociedade e como país… isso aqui é um circo e nós somos os palhaços!!!
Como é devolvido alguma coisa para um elemento se ele está foragido da poliça?
Parabéns, Marco Aurélio Mello!
Você cometeu a maior c@g@da da sua vida que acabou por jogar no lixo toda a sua carreira.
Pergunto: você encosta a cabeça no travesseiro e dorme?
Quantos dias, já, de governo?
Alguém ouviu uma só palavra do ministro da justiça ou do presidente do nordeste contra o crime?
E todos fingem não saber porque essas ‘figurinhas carimbadas’ saem milionários dos cargos eletivos, cargos públicos, judiciário, quando se aposentam. Alguns moram até fora do país.
Pelo amor de Deus… vem logo, asteroide… não aguentamos mais… Só um reset universal para acabar com o sofrimento de ler coisas ridículas assim.
Que “justiça justa” !! O meliante foi condenado a 25 anos de prisão (que injustiça), recebeu HC e desde 2020 está fugindo das “garras” da justiça para não ser “injustiçado” (coitado) e agora nada mais “justo” que o helicóptero (conquistado com muito “suor e trabalho” ) seja devolvido para ao menos, que possa se deslocar para onde quiser, sem ser molestado por essa “justiça injusta”.
Afinal, ele eh somente, uma “vítima da sociedade” !!
E segue o baile….