A Polícia Civil de São Paulo investiga como uma cabeça de porco foi parar no campo da Neo Química Arena, durante a vitória de 2 a 0 do Corinthians sobre o Palmeiras, na noite desta segunda-feira, 4. O jogo foi válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O delegado Cesar Saad informou que um funcionário da segurança presenciou o arremesso da parte do animal por sobre as grades do setor sul do estádio. A entrada teria ocorrido simultaneamente ao momento dos fogos de artifício, quando as equipes estavam chegando ao gramado.
Para ajudar na investigação, a polícia solicitou as imagens do circuito interno da Neo Química Arena.
pior que era literalmente a cabeça de um porco
— 𝘤𝘢𝘮𝘪𝘴★ (@c4hsccp) November 4, 2024
pic.twitter.com/WN6EwLiRz6
O incidente ocorreu no primeiro tempo, enquanto Raphael Veiga se preparava para cobrar um escanteio. O apelido do time palmeirense é “porco”, e, por isso, ocorreu a provocação dos corintianos.
Ainda durante o jogo, agentes conduziram duas pessoas acusadas de envolvimento no ato ao Juizado Especial Criminal, dentro do estádio. Depois de negarem participação e prestarem depoimento, elas foram liberadas.
Responsável se manifesta nas redes sociais
Um indivíduo se identificou como o responsável pelo arremesso da cabeça de porco. Ele publicou um vídeo no qual aparecia com a cabeça de porco em um saco e afirmava que a levaria para o estádio.
Para a continuidade do jogo, Yuri Alberto teve de chutar a cabeça de porco para fora do campo. Ao fim da partida, o atacante comentou que quase “quebrou o pé”, ao realizar o chute. “Pensei que era uma almofada, alguma coisa assim, mas era uma cabeça de porco, quase machuquei o pé”, disse.
Yuri e a cabeça de porco pic.twitter.com/JHwuwbh1uy
— TimaoNews (@timaonews) November 5, 2024
Na súmula (veja o documento na íntegra), o árbitro Wilton Pereira Sampaio incluiu o incidente, o que pode resultar em julgamento do Corinthians no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
“Informo que aos 28 minutos do 1° tempo de jogo, quando a partida se encontrava paralisada, para a cobrança de um tiro de canto a favor da equipe SE Palmeiras, foi arremessado uma cabeça de animal (porco) em direção ao campo de jogo, caindo sobre a linha de meta, logo retirada com um chute pelo atleta de número 09 da equipe SC Corinthians Paulista o sr. Yuri Alberto Monteiro da Silva”, escreveu o árbitro. “Informo ainda que esse objeto veio da torcida da equipe mandante que se encontrava atrás da meta defendida pela mesma.”