A Polícia Civil de São Paulo ouviu atores que estão sendo investigados por interpretarem médicos em produções roteirizadas na internet para vender produtos que prometem resultados milagrosos.
Segundo o site g1, os vídeos têm a intenção de parecer reais e alguns não incluem um alerta ao internauta informando que se trata de uma encenação.
Polícia investiga caso desde agosto
As denúncias chegaram ao Conselho Regional de Medicina de São Paulo. O órgão, então, pediu via ofício para que a Polícia Civil e o Ministério Público apurassem, assim, a situação. Em 5 de agosto, o Ministério Público concordou que a Polícia Civil abrisse um inquérito policial.
Os atores Fernanda Padilha, Rodrigo Gonzales e Renato Chocair foram intimados à delegacia. Fernanda e Rodrigo prestaram depoimento no dia 22 de outubro. Fernanda aparece em vídeos como “Roberta Damasceno”, “Roberta Zanetti” e “Maria Fernandez”. A atriz interpreta os papéis de oftalmologista, ginecologista e farmacêutica.
Fernanda diz que nunca divulgou vídeos
Fernanda apresentou às autoridades contratos de prestação de serviço que firmou com três empresas. Além disso, mostrou um acordo com uma das contratantes por “prejuízo moral sofrido com a vinculação de seu nome de forma indevida”.
À polícia, Fernanda contou que é atriz há 23 anos e que faz propagandas comerciais. Sobre o material contendo a sua imagem e que se tornou objeto de investigação, disse que trabalhou para três empresas e interpretou três papéis.
Rodrigo afirma que desconhecia finalidade
São eles: Roberta Damasceno, como médica; Roberta Zanetti, como uma pesquisadora que anuncia um suplemento natural para a visão; e Maria Fernandez, que ajuda a vender um suplemento. Ela argumentou que interpretava. Contudo, não divulgava o conteúdo.
Conforme a denúncia, Rodrigo Gonzalez aparecia como urologista e falava sobre um aplicativo e o “truque do pepino”, que seria um “segredo para a infertilidade”.
O publicitário e ator, de 43 anos, contou aos policiais que eventualmente faz trabalhos artísticos. Afirmou que fora contratado para fazer um anúncio para um aplicativo, mas “não sabia a finalidade”.
Leia mais notícias de Brasil na Oeste
No filme, ele interpreta um especialista em urologia. Durante uma entrevista fictícia, lembrou que “falou bastante sobre os benefícios do pepino para a saúde”, assim como passou dicas de como o pepino pode ser bom para ereção masculina.
Ao fim do vídeo, ele dizia que “para mais dicas como essa basta clicar no link abaixo”. Rodrigo reforçou que apenas o contrataram, mas que ele nunca divulgou a propaganda.
Não todos, é claro, mas a maioria dos vídeos desses ‘remédios infalíveis’ tem roteiro semelhante. São os ‘homens da cobra’ mais modernos. E não culpem a internet por isso. Antes de inventarem o automóvel só havia atropelamento por carroças, charretes e similares. Se ninguém comprasse ‘bilhete premiado’ esse tipo de golpe se extinguiria.
Bandidos mas gozadores , cinicos , criminosos.