O ator Kayky Brito foi atropelado na madrugada do sábado 2 e sofreu politraumatismo. O acidente com o artista de 34 anos ocorreu na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Depois do acidente, o ator foi atendido no Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon. Kayky Brito agora está internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital particular Copa D’Or, em Copacabana, para onde foi transferido na tarde de sábado.
Acidente de Kayky Brito: o que é politraumatismo
O politraumatismo que Kayky Brito sofreu é uma condição de saúde definida por lesões múltiplas que ocorrem ao mesmo tempo em mais de um órgão ou sistema do corpo. A condição acontece por causa de um trauma, conforme André Bianco, neurocirurgião especialista em trauma do Hospital Nove de Julho, de São Paulo.
“Por exemplo, o paciente quebrou a perna, machucou o pulmão e teve um trauma no fígado”, explicou Alexandre Penna, ortopedista da Beneficência Portuguesa (BP), também de São Paulo, à revista Exame.
Os mais afetados por politraumatismos costumam ser os homens jovens, geralmente envolvidos em acidentes automobilísticos, motociclísticos, explosões no trabalho e quedas de altura.
Leia também
O médico André Bianco relaciona os acidentes com atitudes imprudentes no volante, alta velocidade, ingestão de bebida alcoólica e uso do celular no trânsito.” Além disso, pode acontecer politraumatismos em esportes radicais, como em esqui e motocross”, acrescenta Penna.
Existem politraumas leves e graves, estes últimos com risco de morte para o paciente. Um exemplo de trauma leve é a fratura de um membro. Um exemplo de quadro grave é quando ocorre uma lesão vascular, hemorragia extensa e lesões neurológicas — estas com risco de paraplegia e tetraplegia.
O risco de sequelas é maior no traumatismo cranioencefálico. O atendimento imediato é crucial para evitar uma lesão secundária no paciente, de acordo com o médico André Bianco.
Depois de beber 6 doses de vodka não é de bom tom atravessar uma avenida.