O portal Uol anunciou nesta terça-feira, 31, o lançamento de um “selo de confiabilidade de pesquisas eleitorais”. O site enquadrou institutos de pesquisa em quatro critérios definidos por “especialistas ouvidos sob condição de anonimato”. Segundo esses critérios, a classificação feita pelo Uol é:
- Muito confiável: instituto com histórico confiável e consolidado, com uso de método de entrevistas consistente e transparente (DataFolha, Ipec e MDA);
- Confiável: instituto usa método de entrevistas consistente e transparente, mas sem histórico tão consolidado (Ipespe, Quest, Ideia);
- Só aponta tendências: instituto com método de entrevistas não tão consistente, mas que serve para registrar mudanças nos cenários eleitorais (PoderData, FSB Pesquisa e Vox Populi);
- Controversa: instituto com método de entrevistas não tão consistente e com cenários eleitorais já rebatidos por especialistas (Atlas, Sensus, Futura Inteligência e Paraná Pesquisas).
Erros de institutos de pesquisa
Em artigo publicado na Revista Oeste, o jornalista Silvio Navarro observou que, “na corrida presidencial de 2018, ninguém errou mais feio do que o DataFolha, quando publicou, dez dias antes do pleito, que o petista Fernando Haddad venceria Jair Bolsonaro ‘em qualquer cenário’. O Vox Populli foi além, a ponto de sites como o da própria CUT (Central Única dos Trabalhadores) e outros satélites celebrarem a virada nas últimas horas. ‘A virada de Haddad foi em cima dos indecisos, que estão optando pelo petista, quando entendem o que está em risco’, disse na época Vagner Freitas, presidente da central.”
Há quatro anos, ocorreu o mesmo nas disputas pelos governos de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Os principais institutos não cogitavam os eleitos Romeu Zema (MG) e Wilson Witzel (RJ) sequer no segundo turno. Em solo mineiro, só estavam no páreo o então tucano Antonio Anastasia e o petista Fernando Pimentel. O desconhecido Zema foi eleito no segundo turno com 72% dos votos. Witzel também ganhou.
Leia também: “Fábrica de pesquisas”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 96 da Revista Oeste
Bom dia aos amigos da Revista Oeste! Minha Opinião: não acredito nem no Datafolha e nem nesse inoportuno Uol, simples assim!
Piada pronta. Enfia no rabo
Começou errado, ao exaltar o DataFolha. Até aí, nenhuma novidade: são farinha do mesmo saco e mesma mandioca. Que credibilidade merece?
Realmente a mídia comunista pensa q somos idiotas.
Um selo estúpido emitido por um site esquerdista, com critérios definidos por ela mesma, com a “assessoria” de “especialistas” ocultos com medo de serem esculachados pela própria mediocridade.
O selo revela a psicose de abstração da realidade em q vive a mídia, cuja tarefa exclusiva é atacar o governo esquizofrenicamente.
Em suma, o selo do fracasso, apenas isso e nada mais.
O que é esse uol? Tem alguma credibilidade? Outro lixo imprestável esquerdopata.
Uai, o Uol não e da Folha ?
No final do selo de um confiança deve estar escrito:
” É verdade esse bilhete “
Só assim, “especialistas sob anonimato”!!!!!!
Eh o selo Seu Creysson: eu mesmo agarantcho!!
Importante verificar a nota que a ABEP (associação brasileira das empresas de pesquisa) soltou em suas redes sociais a respeito do tal selo.
Vendo Belina 2019, R$ 45.000,00. Garanto procedência.
Pesquisas, conchavos, apoio de artistas, tempo de tv, complôs, manifestos, mentiras,, etc., etc., NÃO GANHAM eleição. Fujam do Vermelho. Mantenha-se á Direita. Álcool e Eleição não combinam.
Resumindo, é a raposa tomando conta do galinheiro. UOL(União dos Orgulhosos Larápios), #FoicedeSP e DataFolha. Nada mais que uma CORJA.
NENHUM DOS DOIS SÃO CONFIÁVEIS, OU SEJA FICAMOS NA MESMA
Uol é do grupo folha, grupo folha é um lixo, então……
Kkk… ‘especialistas anônimos’… serão alguns cantores/cantoras que nas horas vagas avaliam pesquisas e coisas do tipo?
Façam-me o favor! Como essa gente se arvora em ser dona da verdade? Como podem afirmar sobre a verdade e a mentira se não têm o mínimo de credibilidade?
Nada mais profissional e “isento” que a Folha/Uol avaliar o… DataFolha! E é essa gente que vai dizer o que é fake news para o TSE! Só que não acharam ninguém que se dispusesse a avalizar de público autoexaltação, e os que o fizeram precisam do anonimato por serem funcionários do grupo Folha.
O UOL é da família dona da Folha, Datafolha. Todas empresas assumidamente comunistas ou, como querem iludir, progressistas. Agora um vai certificar o outro? A esquerda trata a população como idiotas incapazes de entender seus truques!
eu era assinante desse portalzinho so por causa do email , ate como assinante eles excluiam alguns comentarios , quando pedi cancelamento da conta , eles insistiram para eu nao cancelasse e perguntaram o motivo , só respondi que eles eram muitos parcial e esquerdistas
Os selos são importados da China, via Paraguai.
Selo é coisa pra enganar trouxa.
Aquela coisa: ninguém solta a pic# de ninguém, por isso sempre ficam se lambendo.
É o dono certificando seu próprio produto. Que idiotisse!
Meu selo para o UOL= NADA CONFIÁVEL