O prefeito de Vitória da Conquista (BA), Herzem Gusmão (MDB), é mais uma vítima da covid-19. Ele tinha 72 anos e estava internado havia quase três meses no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A prefeitura do município baiano decretou luto oficial de três dias.
Gusmão foi diagnosticado com a doença causada pelo coronavírus no início de dezembro do ano passado. Inicialmente, ele ficou internado no Hospital Samur, em Vitória da Conquista, com complicações pulmonares. Depois foi transferido para a capital paulista.
O político foi reeleito no 2º turno das eleições municipais, em novembro de 2020. Em 1º de janeiro deste ano, a vice-prefeita Sheila Lemos (DEM) tomou posse em função da internação de Gusmão.
Leia também: “Após esperar três dias por leito de UTI, ex-governador de Goiás morre de covid-19”
Que Deus conforte toda a família! Herzem Gusmão era jornalista, radialista e comentarista político. Comandou o programa Resenha Geral, da Rádio Brasil FM, por muitos anos. Antes de ser prefeito, já tinha sido deputado estadual pela Bahia. Deixa um legado virtuoso, uma vez que rompeu uma série de vitórias do PT na cidade Vitória da Conquista, pondo um fim no ciclo petista em outubro de 2016, com uma vitória esmagadora de mais de 15 pontos percentuais de frente. Em 2020, foi reeleito pelo povo conquistense, derrotando novamente o candidato petista Zé Raimundo. Descanse em paz, Herzem!