Wilson Ferreira Júnior deixou o cargo de presidente da Eletrobras. A companhia anunciou a saída dele na noite de segunda-feira 14, horas antes de cidades espalhadas pelo Distrito Federal e por 24 Estados sofrerem com apagão de energia elétrica.
+ Leia as últimas notícias de Economia no site da Revista Oeste
Em comunicado, a Eletrobras, empresa de capital aberto e que tem o governo federal como principal acionista, não deu explicações para a saída de Ferreira Júnior. A companhia apenas informou que o executivo apresentou a renúncia do cargo de presidente ao conselho de administração.
Ainda em relação ao conselho de administração, a empresa ressalta que o pedido de renúncia do então presidente foi aceito. Para o lugar, o grupo escolheu Ivan de Souza Monteiro para presidir a companhia.
Com a nova função, Souza Monteira deixa justamente o cargo de presidente do conselho de administração. Vicente Falconi Campos, por sua vez, passa a presidir o conselho.
O comunicado sobre a mudança na presidência da Eletrobras foi assinado pela vice-presidente financeira e de relações públicas Elvira Cavalcanti Presta.
Ferreira Júnior reassumiu o cargo de presidente da Eletrobras em setembro do ano passado, depois da privatização. Antes, ele já tinha presidido a companhia de 2016 a 2021.
Saída da presidente da Eletrobras, apagão e redes sociais
A saída do presidente da Eletrobras e, horas depois, o relato sobre apagão em boa parte do Brasil fizeram com que o nome da companhia constasse na lista de trending topics, assuntos mais comentados da rede social X (antigo Twitter).
O economista Pablo Spyer afirmou que Wilson Ferreira Júnior “renunciou sem maiores explicações”.
Ontem à noite, o CEO da Eletrobrás renunciou sem maiores explicações.
— Pablo Spyer (@PabloSpyer) August 15, 2023
Hoje às 8am, segundo relatos, teve apagão em partes dos estados de: São Paulo , Pará, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Paraíba, além do Distrito Federal. pic.twitter.com/yueOsp7TDk
Tem coisa aí…