O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que a instalação de uma CPI para investigar a conduta do governo brasileiro no enfrentamento à pandemia de covid-19 seria “contraproducente” neste momento.
O senador tucano Tasso Jereissati (PSDB-CE) cobrou Pacheco publicamente para que a comissão fosse criada na Casa.
“É um direito dos senadores fazer o requerimento da Comissão Parlamentar de Inquérito”, disse Pacheco em entrevista ao Estadão. “No momento oportuno, eu vou avaliar a CPI da Saúde, como outros requerimentos que existem no Senado. No entanto, nós temos hoje um obstáculo operacional, que é o Senado Federal com limitação de funcionamento em razão de um ato da comissão diretora que estabeleceu o funcionamento do plenário de maneira remota. Sequer as comissões permanentes da Casa, como a Comissão de Constituição de Justiça, têm o seu funcionamento previsto normalmente”.
“Além disso, a única CPI que temos hoje também está suspensa pelo motivo da pandemia, que é a CPI das Fake News. De modo que se cogitar a instalação de uma CPI agora com essas limitações seria algo contraproducente, porque não teríamos condição de fazê-la funcionar.”
Perguntado sobre como avalia o desempenho do presidente Jair Bolsonaro no combate ao coronavírus, o senador afirmou que enxerga “erros e acertos, como em todos os outros países”.
“Há uma distância entre as falas do presidente, que são próprias do estilo dele autêntico e espontâneo, e as ações do governo, inclusive com protagonismo do Congresso Nacional de remediar a pandemia”, afirmou o presidente do Senado. “Se implantou no Brasil a cultura do uso de máscara, higienização das mãos e pouco contato. As ações têm sido feitas. Há ações concretas de enfrentamento com vigor”.
Porque o Senador tucano, não cobra a CPI da toga, a CPI do COVIDÂO, etc , este tucanos suas ações são totalmente fisiologistas, corporativas é principalmente contra o povo brasileiro.