O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira, 28, um alerta de chuvas intensas voltado para municípios do leste de Minas Gerais. O comunicado, de acordo com o g1, prevê condições adversas de tempo para a região e traz recomendações para que a população esteja atenta e preparada.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O aviso, com validade entre 9h de segunda e 10h de terça-feira, está classificado na categoria de “perigo potencial”. Isso indica a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 milímetros. O volume pode chegar a até 50 mm em um único dia, além de ventos fortes, que podem atingir velocidades entre 40 e 60 km/h.
Entre os impactos da chuva, previstos com baixa probabilidade, estão quedas de galhos de árvores, interrupções no fornecimento de energia, alagamentos pontuais e descargas elétricas.
Cidades do leste de Minas com alerta de chuva
Veja cidades com a possibilidade de chuvas fortes em Minas:
- Açucena, Água Boa, Águas Formosas, Alpercata, Alvarenga, Alvorada de Minas, Angelândia, Ataléia, Belo Oriente, Bom Despacho, Bom Jesus do Galho, Braúnas, Bugre, Campanário, Cantagalo, Capelinha, Capitão Andrade, Caraí, Caratinga, Carlos Chagas, Carmésia, Coluna, Ladainha, Manhumirim, Marliéria, Mathias Lobato, Mesquita, Novo Oriente de Minas, Paulistas, Periquito, Piedade de Caratinga, Rio Vermelho, Santa Bárbara do Leste, Santa Helena de Minas, Santana do Paraíso, Santo Antônio do Itambé, Setubinha, Sobrália, Teófilo Otoni, Timóteo, Tumiritinga e Virgolândia.
Recomendações do INMET
O Inmet orienta que, em caso de ventos fortes, a população evite abrigar-se sob árvores, pois há risco de quedas de galhos e de descargas elétricas.
Recomenda-se também que veículos não sejam estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Leia mais: “Temporal arrasta carros, danifica ruas e leva caos a Belo Horizonte; vídeos”
Outra orientação é evitar o uso de aparelhos eletrônicos que estejam conectados à tomada durante o período de instabilidade.
Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.