A manhã desta segunda-feira, 23, será de risco para danos provocados por chuvas intensas, como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta se dá em áreas do Norte e do Nordeste do Brasil, conforme indica a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
O órgão disponibiliza três avisos voltados ao tempo no país. Os dois primeiros são concentrados na Região Norte, pegando áreas de quatro Estados: Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. O último, por sua vez, engloba parte da faixa leste da Bahia, do extremo sul às proximidades da capital, Salvador.
Nos três casos, a quantidade prevista de chuva é a mesma: até 50 milímetros. A diferença é que nos dois alertas para o Norte, há o aviso de que as chuvas intensas terão a companhia de ventos intensos, que, a saber, podem alcançar até 60 quilômetros por hora.
Leia mais:
Assim como nos últimos dias, um dos alertas de chuvas intensas pega o noroeste do Amazonas e boa parte de Roraima. Enquanto isso, outro se estende pelo norte do Pará e pelo norte do Amapá.
“Não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”, avisa a equipe do Inmet, em comunicado direcionado à população dessas áreas. “Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada”, prossegue o órgão.
Previsão do tempo: alerta para chuvas intensas na Bahia
Para a parte da Bahia, o alerta, entretanto, é um pouco mais ameno. Apesar disso, o Inmet registra que há “perigo potencial” para “alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco”. Mas é “baixo risco”, reforça o instituto.
Leia também: “Anticiclone e ciclones extratropicais: ‘O Grande S'”, artigo de Ricardo Felício
Aqui em nossa região aconteceu algo que nunca ví na vida, Choveu no mês de julho aqui no norte de Minas e não foi pouca chuva, também nem tanto forte.