O Brasil vai ter mais um dia com instabilidades. A previsão do tempo indica a ocorrência de tempestade e chuvas intensas no decorrer da manhã desta sexta-feira, 19.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Ao todo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem quatro alertas ativos em relação às condições climáticas adversas. Todos valem até as 10 horas de hoje.
Na Região Sul, o alerta laranja — que representa “perigo” de tempestade — abrange o extremo nordeste gaúcho, Santa Catarina (com exceção ao oeste) e a metade norte do Paraná. Além disso, o aviso vale para pequena área do Sudeste — no caso, algumas cidades do Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo.
Leia mais:
Para essa parte do país, há o risco de a chuva chegar a 100 mm. Ventos intensos, de até 100 km/h, e queda de granizo são outros fenômenos que fazem o Inmet emitir o alerta laranja nesta sexta-feira. Isso pode representar risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.
Alertas de chuvas intensas na previsão do tempo
Os três alertas de chuvas intensas ativos na manhã desta sexta-feira estão na cor amarela. De acordo com o Inmet, isso significa “perigo potencial”.
Na classificação do instituto, um alerta amarelo de chuvas intensas é composto de acumulados de até 50 mm e ventos de até 60 km/h. Não há, a saber, previsão de ocorrência de queda de granizo — o que o diferencia de um aviso de tempestade.
Leia também: “Morador de rua morre soterrado por marquise durante temporal no RS”
O primeiro aviso nesse sentido abrange uma parte do norte do Rio Grande do Sul, as partes de Santa Catarina e do Paraná não inseridas no alerta laranja de tempestade e o extremo sul de Mato Grosso do Sul. Ele também pega o sudoeste, sul e centro-leste de São Paulo, o sul mineiro e a metade sul do Rio de Janeiro.
O segundo alerta amarelo de chuvas intensas na previsão do tempo do Inmet vale, a saber, para Estados do Centro-Oeste e do Norte do Brasil. Isso porque ele pega uma área que passa por Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará, Amazonas, Acre e Rondônia.
Há, por fim, o alerta de chuvas intensas para todo o Amapá e áreas do Pará próximas à divisa dos dois Estados.
Ou seja, para a manhã desta sexta-feira, 19, a Região Nordeste é a única a não contar com nenhum alerta do Inmet.
Leia também: “O El Niño e a farsa das mudanças climáticas”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste