O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de chuva nos próximos 10 dias. As condições atmosféricas indicam a formação de nuvens carregadas, que podem resultar em temporais acompanhados de ventos fortes e trovoadas.
O fenômeno é significativo na Região Sul do país, onde volumes de chuva acima da média para dezembro são esperados. Geralmente, a região não costuma apresentar acumulados de chuva mais elevados nesta época do ano.
Sul e Sudeste enfrentam chuva intensa
Santa Catarina deve enfrentar chuva intensa de até 100 mm/dia e ventos de 100 km/h. Já em boa parte do Estado do Paraná e do norte-catarinense, a previsão é de temporais que podem ultrapassar os 100 mm/dia e rajadas de vento que também vão além dos 100 km/h.
Até 9 de dezembro, um episódio de instabilidade promete trazer chuvas volumosas.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
No Centro-Oeste, áreas como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem registrar volumes elevados de precipitação. Goiás terá pancadas de chuva isoladas.
Quanto ao Sudeste, o Estado de São Paulo é destaque, especialmente no oeste paulista, onde são esperadas chuvas intensas.
O alerta do Inmet vale para regiões do Rio de Janeiro e de Minas Gerais para acumulados elevados de chuva e de possíveis tempestades mais fortes.
Ventos oceânicos trazem chuvas ao Nordeste e ao Norte
Os ventos que sopram do Oceano Atlântico em direção ao continente levam umidade para o Nordeste brasileiro. Essa condição climática favorece a ocorrência de chuvas na região, especialmente nas áreas litorâneas.
Contudo, embora muitos locais possam ver precipitação nos próximos dias, a distribuição será bastante desigual.
Alagoas e Paraíba, além da maior parte dos Estado da Bahia e de Sergipe terão pouca chuva. Em contraste, localidades no oeste da Bahia, Maranhão e Piauí podem experimentar chuvas mais significativas.
No Norte do país, a previsão é de chuvas intensas em algumas áreas, enquanto outras devem ter clima estável nos próximos dias. As chuvas são típicas nesta época do ano e contribuem para a manutenção dos níveis dos rios na região.
Em ambas as regiões, o aviso prevê chuvas com até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h.
“Enfrenta chuva” é inadequado, as chuvas são uma benção divina, são bem vindas, não há nenhum enfrentamento. Os transtornos são causados por inprevidência humana.