Na maioria das capitais brasileiras, os termômetros devem marcar temperaturas acima dos 30ºC nos próximos dias. De acordo com o Instituto de Meteorologia (Inmet), a previsão é que esta onda de calor que atinge o Brasil – a nona de 2023 – se prolongue até a próxima quarta-feira, 20.
+ Leia mais notícias do Brasil no site da Revista Oeste
No fim de semana, em pelo menos cinco capitais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a temperatura passou de 35ºC. Cuiabá chegou a registrar 41ºC.
A região Sul foi uma das mais atingidas pelo calor acentuado, mas, a partir de quarta-feira, não deve ultrapassar os 25ºC em Porto Alegre e os 28ºC em Curitiba e Florianópolis.
Segundo o Inmet, essas altas temperaturas são provocadas por uma massa de ar quente e não há, ainda, nenhuma indicação de tempo mais ameno nessas regiões.
Chuva no Nordeste
O cenário será diferente no Nordeste, onde o Inmet indica previsão de grande volume de chuva em praticamente toda a região.
Segundo o instituto, a circulação atmosférica em vários níveis, combinada com a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), além de um Sistema Frontal (SF) no Oceano Atlântico, no sul da Bahia, vai favorecer para a formação de áreas de instabilidade e de muita chuva.
O fenômeno será predominante no centro e sul do Maranhão, em todo o Estado do Piauí e na Bahia, onde a chuva pode superar 100 milímetros em 24h, principalmente no litoral sul. O indicativo será a partir da próxima terça-feira, 19, e segue até a sexta-feira 22.