Nessa segunda-feira 17, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Os maiores volumes de chuva, segundo o Inmet, devem ocorrer entre os dias 17 e 24 de julho no extremo Norte do Brasil; além da costa leste do Estado da Bahia, e algumas áreas das regiões sul e leste do Paraná.
Já na região central do Brasil, interior do Nordeste e sul da Região Norte, o instituto de meteorologia prevê tempo seco. Confira a previsão completa para cada região do país nas próximas duas semanas.
Previsão do tempo para a semana entre 17 e 24 de julho
Norte do Brasil: deverá haver precipitação de chuva maior do que 20 milímetros (mm) no extremo norte da região brasileira, podendo, inclusive, superar os 50 mm em algumas áreas isoladas do noroeste do Estado do Amazonas e centro-norte de Roraima — em razão do calor e da alta umidade. Já em Rondônia, Acre, Tocantins e sul da região, a previsão é de tempo seco e sem chuva.
Nordeste: a previsão indica nebulosidade e chuva passageira em toda a faixa litorânea da região, sobretudo no litoral da Bahia, a partir de sábado 22; e precipitações superiores a 50 mm são esperadas. Os meteorologistas explicam que, em razão do transporte de umidade advinda do oceano, a região conhecida como Sealba — que abrange os Estados de Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia — poderá ter acumulados menores.
Na região de Matopiba — área que abrange os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia —, a previsão é de tempo seco e quente, principalmente no interior e norte da região.
Centro-Oeste e Sudeste: de acordo com o Inmet, uma massa de ar seco poderá deixar o tempo estável e sem chuva na região, exceto em áreas isoladas dos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, leste de São Paulo e Minas Gerais, regiões nas quais a precipitação de chuva deverá ser inferior a 30 mm. Já as regiões Centro-Oeste e oeste de Minas Gerais também poderá registrar baixa umidade.
Sul do Brasil: em áreas de Santa Catarina e Paraná a previsão é de chuva, mas com acumulados inferiores a 40 mm. No Estado do Rio Grande do Sul, e em áreas isoladas do norte do Paraná, a previsão indica tempo seco e sem chuva.
Previsão do tempo para a semana entre 25 de julho e 2 de agosto
Nordeste: segundo o Inmet, a precipitação de chuva pode ultrapassar os 20 mm em algumas áreas do litoral da costa leste e litoral norte do Estado do Maranhão. Já em áreas isoladas do Matopiba — Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia —, e no norte e interior da região, os especialistas não preveem chuva, e o tempo seguirá estável e seco.
Centro-Oeste e Sudeste: tempo seco, exceto no Estado do Espírito Santo e sul de São Paulo, regiões nas quais haverá possibilidade de chuva.
Sul do Brasil: há previsão de acumulados de chuva superiores a 50 mm entre o centro e o leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Estado do Paraná. Mas, nas demais áreas da região, a previsão indica um volume inferior a 30 mm.