A chuva torrencial que caiu sobre a Região Sul do Brasil, especialmente em Bagé, no Rio Grande do Sul, avançou até mesmo para a capital do Uruguai, Montevidéu. Imagens que circulam nas redes sociais mostram diversos pontos de alagamentos desde a sexta-feira, 1º.
O cruzamento da Rua Paraguai com a Rua La Paz, na divisa entre o bairro La Aguada e o Centro, é uma das áreas mais afetadas pela chuva. A Estação Central da Administração Ferroviária do Estado (AFE), por exemplo, ficou inundada.
Leia também: “Fim de semana começa com alerta de tempestade na Região Sul”
Em virtude da inundação, houve complicações no trânsito das vias localizadas nos arredores. As imagens mostram que os pontos de alagamentos tornaram o fluxo de veículos praticamente impossível.
Segundo o Instituto Uruguaio de Meteorologia, as rajadas de vento de até 100 km/h causaram estrago na estação do Aeroporto de Melilla, em Montevidéu. Já na estação de referência histórica do Prado, o vento deu trégua e atingiu apenas 60 km/h. No Aeroporto Internacional de Carrasco, por sua vez, o vendaval atingiu 80 km/h.
As autoridades locais registraram queda de árvores e alagamentos não apenas na capital do Uruguai, mas também em Maldonado, San José e Canelones. Em razão desse problema, milhares de uruguaios ficaram sem luz.
Chuva deve continuar no Rio Grande do Sul — e no Uruguai
A previsão é que a chuva persista durante o fim de semana, no Rio Grande do Sul, embora o sol apareça em alguns momentos. Um tímido sinal de mudança na temperatura e no clima deve começar a ocorrer apenas no domingo 3.
Isso não é o bastante para mudar o atual cenário, no entanto. A chuva torrencial atingirá, na madrugada e na manhã, cidades do oeste e do sul gaúchos, com acumulados capazes de agravar o risco de alagamentos.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste