O mês de abril prevê altas temperaturas e clima chuvoso. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), algumas regiões devem apresentar chuva acima da média, o que não impede o avanço do calor.
Na parte oeste da Região Norte, o clima indica tendência de chuva acima ou próxima da média (tons em cinza e azul, na figura (a) do mapa abaixo). Já no centro-leste do Pará, do Tocantins e de grande parte da Região Nordeste, a previsão do tempo mostra chuva abaixo da média (tons em amarelo e laranja, na figura (a) do mapa abaixo).
Saiba mais: “Sexta-feira Santa tem chuva em todas as capitais”
Há possibilidade de temporal na parte norte e leste da Região Nordeste, em virtude da atuação da zona de convergência intertropical (ZCIT) e do aquecimento do Atlântico Tropical.
Previsão de abril nas regiões Sudeste e Centro-oeste
Já nas regiões Sul e Sudeste e no centro-norte de Mato Grosso do Sul, o Inmet prevê volumes de chuva próximos ou acima da média (tons em cinza e azul) para abril.
O cenário mantém os níveis de água no solo elevados e favorece o manejo e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra e segunda safra. Contudo, podem interromper a colheita em algumas áreas.
Apesar da chuva, a previsão do tempo indica temperaturas acima da média em praticamente todo o país, principalmente na parte oeste das regiões Sul e Sudeste, além da Região Centro-Oeste (cores amarelo e laranja, na figura b).
As regiões Norte e Nordeste, por sua vez, devem ter os termômetros acima de 26ºC. Na Região Sudeste, devem variar entre 22ºC e 26ºC. Na Região Sul, entre 18ºC e 24ºC. Já em áreas de maior altitude das regiões Sul e Sudeste, são previstas temperaturas inferiores a 17ºC.
Leia mais: “Frente fria e nuvens carregadas; veja a previsão para o feriado”
No sul de Mato Grosso do Sul e parte do centro-sul do Rio Grande do Sul, há possibilidade de restrição hídrica nas lavouras, onde a previsão aponta chuva ligeiramente abaixo da média (tons em amarelo e laranja no mapa da figura a). De acordo com o Inmet, isso pode afetar o desenvolvimento dos cultivos que se encontram em estágios de maior necessidade hídrica.
O instituto informou ainda que o Matopiba (região que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) apresentou níveis de umidade no solo satisfatórios nos últimos meses, o que auxila o desenvolvimento das culturas de primeira e segunda safra.
Para abril, a previsão de chuva abaixo da média na região deve afetar o potencial produtivo das lavouras em desenvolvimento. Contudo, o processo de colheita pode ter benefícios. O mesmo cenário está previsto para os Estados de Mato Grosso e Goiás. Abril é um mês de transição entre o período chuvoso e o seco na parte central do país.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste