A quarta-feira 13 vai ser de chuva, ao menos na metade sul gaúcha. A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite alerta de tempestade para parte do Rio Grande do Sul.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Na cor amarela, o que representa “risco potencial” na classificação Inmet, a emissão do aviso climático se deu às 3 horas desta quarta-feira. Conforme o instituto meteorológico, o alerta ficará ativo até o fim da tarde de hoje.
De acordo com o mapa da área de atuação da tempestade, o alerta vale, basicamente, para a parte do bioma pampa. Municípios como São Borja, Uruguaiana, Santa Maria, Bagé, Rio Grande e Pelotas vão ter de lidar com o temporal.
Em comunicado, o Inmet explica que alerta amarelo de tempestade significa a possibilidade de chover até 50 mm num único dia em determinada região — no caso, a metade sul gaúcha. Além disso, ventania de até 60 km/h e queda de granizo ajudam a diferenciar esse tipo de aviso do de chuvas intensas, por exemplo.
Leia mais
A combinação de acumulados de elevados, granizo e rajadas de vento podem provocar problemas. Prejuízos que podem impactar a infraestrutura e a atividade agropecuária local.
“Baixo risco de corte de energia elétrica”, informa o Inmet. “Estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.”
Diante dos riscos, o instituto pede para a população não se abrigar embaixo de árvores e nem estacionar próximo a torres de transmissão ou placas de publicidade. Evitar usar aparelhos eletrônicos durante a tempestade é outra orientação por parte do órgão.
Áreas do Rio Grande do Sul afetadas pela tempestade, segundo a previsão do tempo
Conforme a previsão do tempo do Inmet, cinco regiões do Rio Grande do Sul estão dentro da área de atuação do alerta amarelo de tempestade:
- Sudoeste Rio-grandense;
- Sudeste Rio-grandense;
- Noroeste Rio-grandense;
- Centro Ocidental Rio-grandense; e
- Centro Oriental Rio-grandense.
Leia também: “A falsa emergência climática”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste