Mais um dia de muita chuva pelo país. A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) avisa que as instabilidades irão se espalhar por boa parte do Brasil nesta sexta-feira, 3.
De acordo com a meteorologia, entre as capitais, Fortaleza será a única a não contar com momentos chuvosos durante o dia. A cidade cearense vai ter uma sexta-feira pós-feriado ensolarada e com muitas nuvens.
Nas demais capitais estaduais, a chuva vai aparecer ao menos em algum período do dia. Em São Paulo, por exemplo, a manhã será de tempo aberto. Essa condição, contudo, irá mudar. Isso porque a previsão indica a ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas no decorrer da tarde e da noite sobre a capital paulista.
Leia mais:
Além de São Paulo, a manhã desta sexta-feira será ensolarada em outras oito capitais espalhadas por quatro das cinco regiões do Brasil: Rio de Janeiro, Campo Grande, Cuiabá, Manaus, Macapá, Belém, São Luís e Fortaleza. Ou seja, na Região Sul, o dia começará com muita chuva sobre as três capitais.
A chuvarada não será, entretanto, o único destaque da previsão do tempo para a manhã de hoje para o Sul do país. Conforme o Inmet, Porto Alegre e Florianópolis irão contar com trovoadas.
Muita chuva pelo Brasil durante a tarde, indica previsão do tempo
Durante a parte da tarde, a sexta-feira será marcada por muita chuva, ao menos sobre as capitais. Nessa parte do dia, apenas a já mencionada Fortaleza não deverá registrar acumulados.
Leia mais: “Chuva de granizo deixa camada de gelo de até 10 cm em Santa Catarina”
Assim como o fator muita chuva, as trovoadas também irão se espalhar durante a tarde. No Sul e no Centro-Oeste, todas as capitais irão, de acordo com a previsão do tempo, ter incidências de trovões. A mesma condição climática está prevista para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Palmas e Rio Branco.
À noite, Campo Grande, Manaus, Teresina, Aracaju e Salvador deixam o mapa das chuvas. Nas demais capitais do país (exceto Fortaleza), as instabilidades irão prosseguir. Por fim, as trovoadas seguirão ativas no período noturno sobre São Paulo e Goiânia.
Leia também: “A falsa emergência climática”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste