Chuva de manhã até ao anoitecer. Assim pode se definir a previsão do tempo para este domingo, 21, no país. Ao menos, a saber, entre as capitais.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Conforme a projeção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a parte matutina do dia vai ser de instabilidades em todas as capitais espalhadas pelas regiões Sul e Sudeste. Com direito, além disso, de trovoadas sobre Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória.
Ainda em relação à manhã deste domingo, a previsão do tempo indica chuva em Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Porto Velho e Rio Branco. Detalhe: os acumulados de água terão a companhia dos trovões nas últimas três cidades.
Ou seja, a manhã dominical será de tempo firme em Brasília e em dez capitais espalhadas pelo Norte e pelo Nordeste:
Leia mais:
- Salvador;
- Aracaju;
- Fortaleza;
- Teresina;
- São Luís;
- Palmas;
- Belém;
- Macapá;
- Boa Vista; e
- Manaus.
Muita chuva — e trovoadas — a partir da tarde, indica previsão do tempo
Para a tarde, a previsão do tempo do Inmet indica que o tempo firme vai predominar apenas em duas das 27 capitais estaduais do Brasil. A chuva só não terá vez em Boa Vista e Porto Alegre.
Leia também: “Morador de rua morre soterrado por marquise durante temporal no RS”
Assim como na manhã, as trovoadas irão ocorrer durante a faixa vespertina deste domingo. Tal fenômeno, aliás, vai marcar presença em capitais espalhadas por quatro das cinco regiões geográficas do país:
- Sudeste
Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória.
- Centro-Oeste
Brasília, Campo Grande, Cuiabá e Goiânia.
- Norte
Macapá, Manaus, Palmas, Porto Velho e Rio Branco.
- Nordeste
Aracaju e Salvador.
Durante a noite, o cenário climatológico é similar ao da tarde. Isso porque, entre as capitais, vai continuar chovendo e trovejando nos mesmos locais. A única diferença é a de que a previsão do tempo indica trovoadas para Teresina.
Leia também: “As ‘mudanças climáticas’ são piores que as guerras”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste