Geadas no Sul, chuvas intensas nas demais regiões do país. Esses são os destaques da previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a manhã desta terça-feira, 29.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
No Sul, o Inmet emite dois alertas até as 8 horas de hoje. O primeiro vale para parte do sul gaúcho, principalmente nas áreas de Bagé, Pelotas e na fronteira do Brasil com o Uruguai. O segundo aviso sobre geadas abrange, sobretudo, as serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Leia mais:
As geadas sulistas podem, conforme reforça o Inmet, prejudicar o agronegócio local e gerar problemas em decorrência das baixas temperaturas. “Risco leve de perda de plantações”, avisa, dessa forma, o instituto meteorológico, que é vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária. “Temperatura mínima de até 3ºC.”
Manhã com geadas e chuvas intensas, indica a previsão do tempo
Para boa parte da faixa costeira do Sudeste, o destaque desta manhã é, contudo, o acumulado de chuva. De acordo com a previsão do tempo do Inmet, pode chover até 50 milímetros (mm) até as 10 horas desta terça-feira sobre a faixa que vai e Itanhaém (SP) até Linhares (ES), passando, assim, por todo o leste do Estado do Rio de Janeiro.
“Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco”, afirma, dessa forma, o Inmet ao ressaltar os problemas que podem ocorrer por causa do acumulado de chuva.
Também com validade até as 10 horas de hoje, as chuvas intensas vão se espalhar por seis unidades federativas de quatro diferentes regiões:
- Espírito Santo (porção norte);
- Bahia (extremo sul, faixa na divisa com Minas Gerais e sudoeste);
- Minas Gerais (porção norte);
- Distrito Federal;
- Goiás (porção norte); e
- Tocantins (pequena faixa ao sul).
Por fim, o último dos alertas da previsão do tempo do Inmet também é referente a chuvas intensas. Conforme o instituto, pode chover até 30 mm até as 10 horas de hoje sobre a faixa que abrange o oeste e o noroeste do Norte brasileiro: Acre, Amazonas e Roraima. Além disso, há a possibilidade de ventos intensos, que podem alcançar até 60 quilômetros por hora.
Leia também: “Um assunto nebuloso: cancelar pessoas evidencia a fraude climática”, artigo de Ricardo Felício no site da Revista Oeste