O sábado 17 vai ser quente em Cuiabá. A capital de Mato Groso vai encarar temperatura que vai variar de 25ºC a 40ºC.
Segundo a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cuiabá será a capital estadual com a maior temperatura máxima do dia. A segunda colocada nesse quesito será a capital de Rondônia. Em Porto Porto Velho, os termômetros irão chegar a 36ºC.
Os cuiabanos irão lidar com poucas nuvens no decorrer de hoje, com névoa seca durante a tarde. Não há previsão de chuva na cidade.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A manhã deste sábado também será de tempo seco na maioria das outras capitais. De acordo com o Inmet, as precipitações só irão ocorrer em Boa Vista e em quatro cidades nordestinas: Salvador, Aracaju, Maceió e Recife.
Para o período da tarde deste sábado, haverá mudanças na rota das chuvas no país. Deve chover, por exemplo, em Manaus, Macapá e Belém. Salvador e Aracaju também irão lidar com acumulados de chuva. Enquanto isso, Boa Vista vai enfrentar trovoadas.
À noite, a chuva deve ocorrer em oito capitais:
- Rio Branco;
- Porto Velho;
- Boa Vista (com trovoadas);
- Belém;
- Macapá;
- Aracaju;
- Salvador; e
- Porto Alegre.
Cuiabá na rota na onda de calor
Assim como outras cidades brasileiras, Cuiabá está na área do alerta de calor do Inmet. De acordo com o instituto meteorológico, o fenômeno deve permanecer ativo até o início da tarde da próxima segunda-feira.
Em amarelo, o alerta de onda de calor apresenta “risco à saúde”, afirma o Inmet. O aviso se dá porque haverá “temperatura 5ºC acima da média por período de dois até três dias” em determinada parte do Brasil.
Leia mais:
De acordo com o Inmet, dez Estados irão lidar com a onda de calor neste fim de semana. Eles estão em quatro das cinco regiões geopolíticas do país:
- Sul
Rio Grande do Sul (serra e noroeste), Santa Catarina (exceto o litoral) e Paraná (exceto o litoral).
- Sudeste
São Paulo (exceto o litoral e a região de Franca), Minas Gerais (divisa com SP e MS, sul e zona da mata) e Rio de Janeiro (sudoeste).
- Centro-Oeste
Goiás (extremo sul), Mato Grosso do Sul (todo o Estado) e Mato Grosso (sul e oeste).
- Norte
Rondônia (sudeste).
Leia também: “Mais do mundo da fantasia climática”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste