O Brasil vai ter mais um dia chuvoso. De acordo com a previsão do tempo para esta sexta-feira, 12, a maioria das capitais vai ter de lidar com muita chuva.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
A presença da chuva já vai ocorrer durante a manhã. Nessa parte do dia, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todas as capitais do Centro-Oeste e do Norte vão registrar acumulados de água. O mesmo vai ocorrer em Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e em quatro cidades do Nordeste: São Luís, Teresina, Fortaleza e Natal.
Ainda em relação às instabilidades, as chuvas serão acompanhadas de trovoadas em quatro capitais. O fenômeno é aguardado para São Paulo, Campo Grande, Macapá e Belém.
Leia mais:
Muitas nuvens, mas com tempo firme, é a previsão para Porto Alegre, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife e João Pessoa. O Rio de Janeiro, de acordo com o Inmet, terá uma manhã com tempo “claro a parcialmente nublado passando a nublado”. Vitória terá um período matutino “claro”.
Chuva também à tarde e à noite, indica previsão do tempo
Para a parte da tarde, mais chuva. Ao menos é o que o Inmet indica em sua previsão do tempo para esta sexta-feira. Conforme a meteorologia, as precipitações irão avançar para mais capitais.
No comparativo com a manhã, apenas Natal, no Nordeste, vai deixar de contar com chuvas durante a tarde. Em contrapartida, outras quatro capitais estaduais terão de encarar as instabilidades: Porto Alegre, Salvador, Aracaju e Maceió.
Leia também: “Temporal em SP: desmoronamento, casas interditadas e risco de prédio desabar”
Já as trovoadas, terão vez em pelo menos 11 cidades:
- Curitiba;
- São Paulo;
- Campo Grande;
- Cuiabá;
- Goiânia;
- Brasília;
- Palmas;
- São Luís;
- Belém;
- Macapá; e
- Manaus.
Ou seja, além de Natal, o tempo firme vai predominar na faixa vespertina em somente mais quatro capitais estaduais: Rio de Janeiro, Vitória, Recife e João Pessoa.
Para a noite, a maioria das capitais seguirá com chuva. No entanto, algumas terão tempo firme, segundo a previsão do tempo. Dessa forma, o Inmet avisa que as seguintes cidades não devem registrar precipitações na faixa noturna:
- Porto Alegre;
- Florianópolis;
- Belo Horizonte;
- Vitória;
- Salvador;
- Aracaju;
- Maceió;
- Recife;
- João Pessoa;
- Natal; e
- Ceará.
Ou seja, vai começar a chover no Rio de Janeiro.
Leia também: “As altas temperaturas e o alarmismo das mudanças climáticas”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste