A partir desta sexta-feira, 7, alguns Estados devem sentir uma mudança mais brusca no clima. É o caso do Rio Grande do Sul, que deve enfrentar, conforme a previsão do tempo, uma frente fria que está de passagem pelo litoral e que deve levar chuvas torrenciais a praticamente todo o Estado.
Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, há risco de queda de granizo, formação de novos ciclones e deslizamentos de encostas. Depois da frente fria passar pelo litoral gaúcho, as chuvas devem seguir até o litoral catarinense ao longo do dia, e durante o fim de semana.
Previsão do tempo pelo Brasil
Sul
No Paraná, a condição adversa deverá acontecer durante o sábado, 8. A previsão para o Estado indica chuva de leve a moderada e queda de temperatura.
A passagem do ciclone extratropical no mês passado foi classificado pelo governo do Rio Grande do Sul como um desastre climático mais trágico da história do Estado. A situação provocou 16 mortes e deixou mais de 16,1 mil pessoas desabrigadas.
Sudeste
Na sexta e no sábado os termômetros ainda vão subir durante o dia, mas no domingo vai chover e as temperaturas máximas cairão cerca de cinco graus em São Paulo e Rio de Janeiro. O clima só deve mudar a partir de domingo 9.
Centro-Oeste
A área onde a massa de ar seco predomina segue na área central do país, mas está diminuindo. No Centro-Oeste, o fim de semana ainda será quente e seco — e com o risco iminente de queimadas no cerrado, bioma que concentra a maior parte dos focos de incêndio de matas em todo o país.
Norte e Nordeste
A área com chuvas tem aumentado e ficará maior no fim de semana. Desde o litoral nordestino, passando por Maranhão, Pará e chegando até o Acre, são esperadas chuvas em algum momento do dia desde esta sexta. Parte do interior do Norte e do Nordeste ainda vão ter clima quente, com máximas acima dos 32 graus Celsius.