Um novo ciclone atua no Rio Grande do Sul, dando origem a uma frente fria no decorrer do dia e aumentando as chuvas fortes e temporais nos três estados do Sul do Brasil.
O primeiro fim de semana de setembro foi de instabilidade na Região Sul, com muita chuva e ventos fortes. No sábado 2 e no domingo 3, houve forte instabilidade por causa da circulação de ventos e baixa pressão no Paraguai. O novo ciclone vai reforçar ainda mais os transtornos.
Ciclone extratropical, chuvas e frente fria
Esta segunda-feira, 4, começou com muita chuva, principalmente no sudoeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A formação do novo ciclone extratropical trará muitas chuvas nessas regiões.
A previsão do tempo de Porto Alegre inclui alertas de temporais, frente fria e acumulados de chuva de 100 milímetros (mm) só nesta segunda. Na terça-feira 5, Porto Alegre terá sol, mas a temperatura cai para 16ºC.
Por toda a região, os ventos ganham maior intensidade, com rajadas que podem variar entre 40 a 60 km/h e atingir até 80 km/h nas áreas com temporais. Ficam em alerta durante todo o dia as cidades paranaenses de Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão e as catarinenses São Miguel d’Oeste e Chapecó.
Leia também
Todas as regiões do centro-norte, Santa Maria e litoral do Rio Grande do Sul estão em situação de perigo pelos altos volumes de chuva, de acordo com o site especializado Climatempo.
A previsão do tempo para a terça-feira 5 é que o ciclone se afaste para o oceano e a frente fria avance em direção ao Sudeste. Por isso, o tempo vai ficar mais estável na maior parte da Região Sul, mas ainda vai chover no centro-norte do Paraná, com fraca intensidade.
A circulação dos ventos volta a transportar umidade na quarta-feira 6 e na quinta-feira 7, com reforço de nuvens de chuvas por todo o Sul do Brasil. Por isso, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina voltam a ficar em alerta.