O pós-feriado será quente, mas com instabilidades. De acordo com a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta quinta-feira, 16, será de onda de calor. Pancadas de chuva, contudo, terão vez em todas as regiões do país.
+ Leia mais sobre o Brasil em Oeste
Conforme o aviso da última segunda-feira, 13, áreas espalhadas pelo Distrito Federal e por 15 Estados seguem sob alerta vermelho de onda de calor. Há, nesse sentido, risco à saúde devido às temperaturas mais elevadas para esta época do ano. O aviso, a saber, será válido até o fim de sexta-feira 17.
Leia mais:
Duas capitais inseridas na faixa sob alerta da mais nova onda de calor que afeta parte do Brasil, Cuiabá e Rio de Janeiro terão, em algum momento do dia, temperatura de 40ºC. Com mínima de 28ºC, a cidade de Mato Grosso terá tempo firme no decorrer desta quinta-feira. Na capital fluminense, no entanto, somente a manhã será ensolarada. “Muitas nuvens com pancadas de chuva” irão dominar a Cidade Maravilhosa durante a tarde e a noite.
Previsão do tempo tem onda de calor e pancadas de chuva
O Rio de Janeiro não será, entretanto, a única capital estadual a registrar instabilidades nesta quinta-feira — mesmo com o alerta vermelho de onda de calor por parte do Inmet. Na manhã, por exemplo, será de chuva em Porto Alegre, Florianópolis, Porto Velho, Rio Branco, Maceió e Aracaju. Detalhe: nas capitais gaúcha e catarinense, a previsão do tempo indica a ocorrência de trovoadas.
Leia também: “Rio de Janeiro tem sensação térmica de 58,5ºC”
Mas o clima vai mudar durante a tarde. Isso porque mais cidades irão contar com a combinação de chuvas e trovões. Ao todo, onze capitais devem enfrentar tal condição climática:
- Macapá;
- Belém;
- Palmas;
- Porto Velho;
- Rio Branco;
- São Luís;
- Goiânia;
- Brasília;
- Belo Horizonte;
- Curitiba; e
- Florianópolis.
Além disso, o período da tarde será de chuva (mas sem trovões) em Porto Alegre, São Paulo, Manaus e Boa Vista, fora a já mencionada capital fluminense. À noite, apenas uma mudança, pois deixará de trovejar em Curitiba, onde a chuva permanecerá ativa.
Leia também: “As ‘mudanças climáticas’ são piores que as guerras”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste