Esta quarta-feira, 25, será de pancadas de chuva e trovoadas no Sudeste, Centro-Oeste e Norte, indica a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Pela manhã, tal condição — muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas — vai afetar as duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro. O mesmo está previsto para Campo Grande.
Para a capital sul-mato-grossense, é necessário ter atenção. O Inmet mantém ativo até as 10 horas de hoje o alerta laranja para tempestade. Ou seja, a chuva pode chegar aos 100 mm, além de ventos intensos e risco de queda de granizo.
Leia mais:
Durante a tarde, a condição climática adversa vai avançar para outras capitais. No Sudeste, Belo Horizonte e Vitória entram para a lista, assim como as outras três do Centro-Oeste: Cuiabá, Goiânia e Brasília. Em relação ao Norte, conforme a previsão do tempo, Porto Velho, Manaus e Boa Vista vão registrar pancadas de chuva e trovoadas no período vespertino.
Nem durante a noite essa situação dará trégua, mas em menos capitais quando comparada com a parte da tarde. Isso porque o Inmet avisa que chuvas e trovões seguirão em pelo menos quatro cidades: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cuiabá e Goiânia.
Sem chuva nas capitais nordestinas
Para as nove capitais do Nordeste, a previsão do tempo apresenta outras perspectivas. De acordo com o Inmet, a quarta-feira será ensolarada e sem chuvas. Com sol, o destaque do dia no quesito temperatura máxima vai para Teresina. Indica-se a possibilidade de os termômetros chegarem aos 39ºC na capital piauiense.
No Sul, Curitiba e Porto Alegre dividem o título de menor temperatura da vez. De acordo com a previsão do tempo, a mínima será de 14º em ambas as cidades. Há diferença, contudo, na parte da chuva. Enquanto a capital gaúcha escapará dos acumulados, a paraense estará sob pancadas no decorrer de todo o dia.
Leia também: “As altas temperaturas e o alarmismo das mudanças climáticas”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste