A previsão do tempo para o mês de maio no país indica a tendência de chuva acima da média em grande parte das Regiões Norte e Sul, leste da Região Sudeste e Estados do Rio Grande do Norte e na Paraíba. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Já a previsão do tempo no extremo norte e sul da Região Norte, norte da Região Nordeste, Região Centro-Oeste e interior do Sudeste, além de áreas do centro-norte do Paraná é prevista chuva próxima e abaixo da média.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A previsão do tempo do Inmet não descarta eventos de chuva na parte norte e leste da Região Nordeste, ainda devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), bem como o aquecimento do Atlântico Tropical.
Quanto à temperatura, estima-se que fique acima da média em grande parte do país. A média deve variar de 20ºC a 26ºC em diferentes regiões, com algumas áreas de maior altitude registrando temperaturas mais baixas.
Agronegócio
Para a safra de grãos 2023/2024, o Inmet destaca níveis de umidade adequados no solo na região do Matopiba, que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A previsão do tempo é de chuvas próximas ou acima da média em maio de 2024, o que poderá beneficiar ainda mais a produtividade agrícola nessa área.
Apesar dessa boa previsão do tempo na área do Matopiba, o instituto prevê uma redução da chuva em algumas regiões, sobretudo no semiárido nordestino. Devem ser afetadas as áreas do norte de Minas Gerais, centro da Bahia, sul do Tocantins, oeste de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Leia também: “Produtor rural é o que mais preserva o meio ambiente”
No oeste do Paraná existe a possibilidade de restrição hídrica nas lavouras, afetando o desenvolvimento dos cultivos.