publicidade
Brasil

Previsão do tempo: Região Sul encara alerta de tempestade

Há o risco de os acumulados de chuva chegarem até os 100 mm nesta sexta-feira, 13

alerta laranja de tempestade região sul - inmet - 13022026
Mapa da Região Sul, com destaque para a área de atuação do alerta de tempestade desta sexta-feira, 13 | Foto: Reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para áreas espalhadas pelos três Estados da Região Sul. O aviso vale para o decorrer desta sexta-feira, 13.

O alerta está na cor laranja. Na classificação do Inmet, isso representa perigo para a ocorrência de problemas de infraestrutura. Conforme o instituto meteorológico, o volume de chuva poderá chegar aos 100 mm.

Receba nossas atualizações

“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo”, afirma o Inmet. “Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.”

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

O alerta laranja de tempestade vai afetar a metade norte do Rio Grande do Sul, incluindo Caxias do Sul e outras cidades de serra, todo o Estado de Santa Catarina e o oeste e metade sul do Paraná.

A baixa pressão sobre Argentina, Paraguai e Bolívia ganha força, de modo a favorecer tempestades mais organizadas na terça-feira 30 | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Boa parte da Região Sul do país vai ter que usar guarda-chuva hoje, indica o Instituto Nacional de Meteorologia | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Com alerta de tempestade na previsão do tempo, Inmet orienta população da Região Sul

Diante do aviso de tempestade, a equipe do Inmet divulga orientações para a população da Região Sul:

  • não se abrigar, em caso de rajadas de vento, debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • não estacionar próximo a torres de transmissão nem placas de publicidade; e
  • desligue, se possível, aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Em caso de problemas, o instituto pede para que a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) sejam acionados.

Leia também: “O Ártico contra-ataca: Ásia e Europa”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade