A Cidade Maravilhosa vai encarar mais um dia com as temperaturas elevadas. De acordo com a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Rio de Janeiro vai ter temperatura máxima de 41ºC nesta sexta-feira, 17.
+ Leia mais sobre o Brasil em Oeste
Conforme a meteorologia, o Rio vai começar o último dia útil da semana com muitas nuvens, mas sem chuvas. Mesmo com o calor, a capital fluminense vai encarar pancadas de chuva isoladas durante a tarde e a noite.
Inserida no alerta vermelho de onda de calor, que deve perder validade no fim da noite de hoje, o Rio de Janeiro tem mínima prevista de 24ºC. A máxima — de 41ºC — faz a cidade superar as demais capitais estaduais. Cuiabá, a saber, terá 40ºC. Campo Grande, Boa Vista e Teresina irão registrar 39ºC.
Chuva na capital do Rio Grande do Sul, avisa previsão do tempo
Porto Alegre terá, segundo a previsão do tempo do Inmet, a menor temperatura mínima entre as capitais estaduais nesta sexta-feira. Isso porque os termômetros na capital do Rio Grande do Sul devem chegar até 18ºC. A máxima, no entanto, não vai se afastar muito disso: 23ºC.
Leia mais:
A capital gaúcha ainda vai encarar chuva durante todo o dia. Situação similar às outras duas capitais da Região Sul. Em Curitiba, choverá durante a manhã, a tarde e a noite. Florianópolis também terá instabilidades, mas com a companhia das trovoadas.
A chuva desta sexta não ficará restrita ao Rio de Janeiro e às capitais sulistas. Na manhã, por exemplo, haverá precipitações sobre Belo Horizonte, Goiânia, Palmas e Rio Branco.
Mais chuva durante a tarde. São Paulo, Brasília, Belém, Macapá, Manaus e Porto Velho vão ter de lidar com as pancadas. Além disso, vai trovoar e chover em Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Palmas e Porto Velho. Tal situação deverá se repetir à noite.
Assim, a previsão do tempo indica a ausência de chuva em todas as nove capitais do Nordeste.
Leia também: “As altas temperaturas e o alarmismo das mudanças climáticas”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste