A semana começa com fenômenos climáticos opostos em boa parte do Brasil. De acordo com a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta segunda-feira, 13, contará com onda de calor. Contudo, a chuva também deve se espalhar pelo país.
+ Leia mais sobre o Brasil em Oeste
Durante a manhã, por exemplo, as instabilidades devem ocorrer em ao menos nove capitais. Nesse sentido, o início do dia deve contar com chuva em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Porto Velho, Manaus, Boa Vista, Salvador, Aracaju e Maceió. Nas capitais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, os acumulados terão companhia de trovoadas.
Para a faixa da tarde, a meteorologia indica a ausência de chuva sobre capitais nordestinas. No entanto, Rio Branco, Cuiabá, Campo Grande, São Paulo e Rio de Janeiro entram para o mapa das pancadas previstas para esta segunda-feira. A saber, Porto Alegre e Florianópolis seguem com trovões, assim como a capital de Rondônia.
Leia mais:
Conforme o Inmet, Rio Branco e Cuiabá não contarão com instabilidades no decorrer da noite de hoje. Na Região Sul, os trovões seguirão ativos, com atuação sobre Florianópolis e Porto Alegre.
Chuva e onda de calor na previsão do tempo
A chuva que, ao menos em algum momento do dia se fará presente sobre capitais espalhadas pelas cinco regiões geográficas do país, não vai impedir as altas temperaturas. De acordo com a previsão do tempo, ao menos quatro cidades vão registrar máximas de 40°C ou mais.
Será o caso, por exemplo, do Rio de Janeiro. A capital fluminense terá mínima de 24ºC, mas máxima de 40ºC nesta segunda-feira. A mesma temperatura elevada aparece na previsão do tempo para Teresina e Campo Grande. Entretanto, Cuiabá ficará com a liderança da vez no quesito calor. Conforme a meteorologia, a cidade de Mato Grosso terá máxima de 42ºC.
As altas temperaturas ocorrem em meio ao alerta vermelho de onda de calor. De acordo com o Inmet, o fenômeno climático deverá permanecer ativo até a próxima quarta-feira, 15, dia do feriado da Proclamação da República.
O alerta vermelho de onda de calor abrange áreas de sete unidades federativas:
- Distrito Federal;
- Goiás (com exceção ao norte);
- Minas Gerais (central, oeste, noroeste, Triângulo e sul);
- São Paulo (central, oeste, noroeste e norte);
- Mato Grosso do Sul (exceto o extremo sul);
- Mato Grosso (metade sul); e
- Rondônia (metade sul).
Na classificação do Inmet, o alerta vermelho para onda de calor representa “risco à saúde”. Isso porque a temperatura ficará 5ºC ou mais acima da média para esta época do ano.
Leia também: “Fenômeno El Niño veio para ficar”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste