A semana começa com instabilidades climáticas pelo Brasil. Conforme a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), fenômenos como geada e chuvas intensas são responsáveis por alertas nesta segunda-feira, 28.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
No Sul, a manhã desta segunda conta com dois alertas relacionados à geada. O primeiro surge na cor laranja, que representa perigo, e abrange áreas do centro, do sul e do leste do Rio Grande do Sul, além de parte do extremo sul e da região serrana de Santa Catarina. O segundo, por sua vez, aparece em amarelo (perigo potencial) e pega mais áreas centrais gaúchas. Ambos valem até as 7 horas de hoje. Apesar do pouco tempo, há risco de perda de plantações e possibilidade de temperaturas de até 3ºC.
Para o Sudeste, o Inmet chama a atenção para a ocorrência de chuvas intensas. Também há dois alertas nesse sentido. Assim como no caso do Sul, há um aviso amarelo e outro laranja. No primeiro caso, o alerta vale para o norte e o nordeste de São Paulo, a faixa oeste do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e toda a metade oeste de Minas Gerais — além de áreas do sul da Bahia, no Nordeste.
Leia mais:
O alerta laranja de chuvas intensas na previsão do tempo desta segunda abrange as faixas do leste de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e do extremo sul da Bahia. O aviso vale até as 10 horas desta segunda-feira. De acordo com a meteorologia, essa parte do país deve registrar acumulados de até 100 milímetros (mm) e rajadas de vento de até 100 quilômetros por hora (km/h).
“Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, informa o Inmet.
Chuvas intensas também no Norte do país
Para amanhã desta segunda (28) há outro alerta amarelo para chuvas intensas. Conforme a previsão do tempo do Inmet, deve chover até 50 mm até as 10 horas sobre a faixa que passa pelo Distrito Federal e por áreas de 11 Estados do Brasil:
- Minas Gerais (noroeste);
- Goiás (metade norte);
- Bahia (oeste);
- Piauí (extremo sul);
- Maranhão (extremo sul);
- Tocantins (com exceção ao “bico do papagaio”, norte do Estado);
- Mato Grosso (norte);
- Pará (sul);
- Amazonas (sul, área central, oeste e noroeste/”cabeça do cachorro”);
- Acre (noroeste); e
- Rondônia (metade norte).
Previsão com geada, chuvas intensas e… onda de calor
Enquanto boa parte do Brasil vai encarar chuvas intensas, no sertão nordestino, a saber, o alerta é outro. De acordo com a previsão do tempo do Inmet, a faixa que se espalha por partes do Piauí, de Pernambuco e da Bahia vai seguir — ao menos até as 18 horas de hoje — em alerta vermelho (grande perigo) por causa de onda de calor.
Nesse sentido, o órgão reforça o risco de morte por hipertermia (temperatura corporal bem elevada). Por fim, o instituto meteorológico afirma que o alerta se dá por causa da temperatura 5ºC acima da média para este período do ano pelo período superior a cinco dias.
Leia também: “Mais uma mentira dos ambientalistas”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste