A sexta-feira 22 vai ser de muita instabilidade pelo Brasil. Conforme a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), parte da Região Sudeste encara alerta vermelho de chuvas intensas. Além disso, 25 das 27 capitais deverão encarar acumulados de água no decorrer do dia.
No ar desde o primeiro minuto da madrugada desta sexta-feira, o alerta vermelho de chuvas intensas abrange áreas dos quatro Estados sudestinos. O Inmet adianta que o fenômeno passará pelo sábado 23 e chegará ao fim somente na manhã de domingo 24.
“Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h”, informa o instituto meteorológico, que é vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Ainda em relação ao alerta vermelho de chuvas intensas no Sudeste, o Inmet chama a atenção para o risco de problemas. Situações críticas podem ocorrer tanto na parte de infraestrutura quanto no âmbito da prestação de determinados serviços.
“Grande risco de danos em edificações”, afirma a equipe do órgão. “Corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.”
O alerta vermelho de chuvas intensas abrange as seguintes áreas do Sudeste brasileiro:
- São Paulo
Vale do Paraíba e litoral norte.
- Rio de Janeiro
Todo o Estado fluminense.
Leia também: “Recife pós-temporal: ruas alagadas, queda de árvores, falta de energia e aula remota”
- Espírito Santo
Porção sul, da divisa com o Rio de Janeiro até a altura do município de Venda Nova do Imigrante.
- Minas Gerais
Parte do sul mineiro (Pouso Alegre) e da Zona da Mata (Juiz de Fora e Muriaé).
Alerta vermelho no Sudeste e muita chuva pelo Brasil
O Sudeste não será, contudo, a única parte do país a ter de lidar com a chuva no decorrer desta sexta-feira. De acordo com o Inmet, a maioria das capitais estaduais vai encarar instabilidades da manhã até a noite.
Leia mais:
Pela previsão do tempo do Inmet, apenas Porto Alegre e Boa Vista vão passar pelo dia sem registros de chuvas. Nas demais capitais, os acumulados de água devem se fazer presente do decorrer de toda esta sexta-feira.
Algumas metrópoles devem, além disso, registrar trovoadas. Na manhã, isso deve ocorrer, por exemplo, em Rio Branco, Porto Velho, Vitória e no Rio de Janeiro. Para a partir da tarde, os trovões terão vez nessas e em outras 12 capitais:
- São Paulo;
- Belo Horizonte;
- Campo Grande;
- Cuiabá;
- Goiânia;
- Brasília;
- Palmas;
- Manaus;
- Belém;
- Macapá;
- São Luís; e
- Teresina.
Leia também: “Temperaturas nada dizem”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste