O Brasil terá mais um dia com condições climáticas adversas. A previsão do tempo para esta quinta-feira, 28, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica a ocorrência de fenômenos como geada, declínio de temperatura e vendaval. Também há aviso de tempestade, que avança sobre boa parte do país.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
A tempestade deve ocorrer até as 10 horas de hoje sobre a faixa que engloba o Distrito Federal e oito Estados: Paraná (litoral), São Paulo (Vale do Ribeira, litoral, Vale do Paraíba, norte e noroeste), Rio de Janeiro (todo o Estado), Espírito Santo (metade sul), Minas Gerais (metade sul), Goiás (todo o Estado), Mato Grosso (leste) e Tocantins (com exceção ao extremo norte/bico do papagaio).
Leia mais:
O alerta da tempestade surge na cor laranja, o que, segundo o Inmet, representa perigo. A previsão é de acumulados de até 100 mm, rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h e queda de granizo.
“Risco de corte de energia elétrica”, informa o Inmet. “Estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.”
Outros alertas do dia
Fora a tempestade, o Inmet emite outros seis alertas climáticos na manhã desta quinta-feira.
Para a região serrana, área central, oeste e extremo oeste de Santa Catarina, além do sudoeste do Paraná, o alerta é de geada, o que pode afetar as plantações locais. Ela tende a ocorrer somente até as 8 horas de hoje.
Leia também: “Chuva de granizo deixa camada de gelo de até 10 cm em Santa Catarina”
No Sudeste, ocorre o declínio de temperatura. Até o fim da noite desta quinta-feira, os termômetros devem cair de 3°C a 5°C no leste de São Paulo, em todo o Rio de Janeiro, na zona da mata mineira e no sul do Espírito Santo.
Da faixa que vai do litoral sul paulista até o litoral baiano (altura de Ilhéus), o alerta é para os ventos costeiros. Há o risco de eles movimentarem dunas de areia sobre construções próximas à orla.
Em partes de Mato Grosso do Sul (leste, norte e nordeste) e São Paulo (Vale do Ribeira, área central, sul e oeste), o alerta desta manhã é de vendaval. Segundo a previsão do tempo, as rajadas de até 60 km/h podem provocar, até as 10 horas de hoje, quedas de galhos de árvores.
Até o fim da tarde desta quinta-feira, o norte mineiro ainda encara o alerta vermelho, de grande perigo, de onda de calor. Tal situação apresenta risco à saúde, em decorrência da temperatura 5ºC acima para esta média do ano durante cinco ou mais dias. No sertão nordestino, a onda de calor aparece na cor laranja, por causa da temperatura acima da média de três a cinco dias.
Leia também: “A falsa emergência climática”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste