O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma série de alertas climáticos para o início desta sexta-feira, 25, e a maior parte da manhã de sábado. Conforme a previsão do tempo, as atenções se concentram na possibilidade de chuvas intensas.
As precipitações podem afetar cerca 20 Estados ao longo do período. As regiões que devem se preparar para essas instabilidades incluem o Centro-Oeste, Sul e porções do Sudeste, com destaque para alguns territórios ameaçados por tempestades.
Previsão é de menor risco para Norte e Nordeste
Para o Norte e o Nordeste, por sua vez, a previsão é de um volume de chuva significativo. No entanto, com menor grau de risco. As condições climáticas variam principalmente de uma região para outra, exigindo primeiramente a atenção redobrada das autoridades locais no sentido da elaboração de medidas preventivas junto às respectivas populações.
De acordo com o Inmet, um alerta de “Perigo Laranja” foi direcionado para áreas específicas dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, especialmente ao longo da fronteira com a Argentina. Nestas áreas, as tempestades podem gerar acumulados de chuva entre 30 e 60 mm/h, queda de granizo e ventos com até 100 km/h.
Essas condições severas aumentam o risco de interrupção do fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Para o Centro-Sul do país, foram registrados três alertas de “Perigo Potencial”. O código abrange várias regiões e possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h. Além disso, não se descarta a hipótese de queda de granizo.
Os Estados da região Norte, como Amazonas, Rondônia, Pará e Amapá, além de parte do Centro-Oeste e Nordeste, como Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia e Ceará, também receberam alertas para chuvas intensas. Nestas áreas, embora as tempestades possam não ser tão severas, a população deve estar atenta a possíveis alterações climáticas repentinas.
+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste