publicidade
Brasil

STF: André Mendonça suspende demarcação de terra indígena em SC

Decisão atende a pedido do governo de Santa Catarina, do município e de indústrias agropecuárias da região

Ministro André Mendonça
Ministro André Mendonça diz que decisão garante segurança jurídica do tema | Foto: Reprodução/@stf.mendonca

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a demarcação da Terra Indígena (TI) Toldo Imbu, localizada em Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina. A suspensão é válida até o julgamento final do marco temporal das terras indígenas.

A decisão de Mendonça também interrompeu os efeitos do decreto que reconhecia a posse tradicional dos povos Kaingang sobre a área.

Receba nossas atualizações

Leia mais: “Lei do marco temporal pode ser suspensa em ação de Fachin; entenda

O STF determinou que todos os processos relacionados ao tema de demarcação de terras indígenas deveriam ficar suspensos até o julgamento do marco temporal. Com base nisso, Mendonça afirmou que sua decisão visava garantir a segurança jurídica sobre o assunto, para evitar o surgimento de situações irreversíveis ou difíceis de corrigir depois.

Governo de SC pediu suspensão da demarcação da terra indígena

Em 2007, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) editou uma portaria reconhecendo o território como de ocupação tradicional dos indígenas Kaingang. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a homologação, última etapa do processo de demarcação, em dezembro de 2024.

Povo indígena Kaingang
Indígenas Kaingang que disputam a TI Toldo Imbu | Foto: Divulgação/ Cimi Regional Sul

O pedido de suspensão foi apresentado pelo Estado de Santa Catarina, pelo município e por indústrias agropecuárias da região. A ação usava um recurso extraordinário contra a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que validou o processo administrativo da Funai.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Marco temporal é uma tese jurídica segundo a qual os povos indígenas têm direito apenas sobre as terras onde viviam ou que já disputavam na data de promulgação da Constituição de 1988.

Leia também:

1 comentário
  1. R Fortes
    R Fortes

    Não deixam o Povo em paz. Nem um dia sequer sem nos atrapalhar.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.