A cidade de São Paulo pode ter o dia mais quente de sua história neste fim de semana, segundo dados da Defesa Civil estadual. O recorde é de 37,8°C, registrado em 2014.
A previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) do órgão, atualizada na quinta-feira 21, revela que a temperatura pode chegar a 38°C no sábado 23 e no domingo 24.
Embora não preveja a temperatura recorde, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revela que, nesta sexta-feira, 22, e no sábado 23, os termômetros vão registrar 34°C. No domingo 24, porém, a temperatura prevista em São Paulo é de 36°C.
Onda de calor: por que a temperatura em SP vai subir?
Segundo o Inmet, as temperaturas devem subir por causa da aproximação de uma frente fria de baixa temperatura que pode causar chuvas na próxima segunda-feira 25. Isso porque o ar frio desse sistema, que é mais pesado, empurra uma massa de ar quente antes de se estabelecer.
Até domingo, a capital, assim como outras regiões de São Paulo e mais oito Estados, está sob alerta de grande perigo para altas temperaturas, de acordo com o Inmet.
A temperatura na cidade ultrapassou os 30°C durante toda a semana, em meio a uma onda de calor que, segundo os meteorologistas, deve vir acompanhada por outras ondas de calor durante a primavera, que começa no sábado.
Outras cidades paulistas têm enfrentado altas temperaturas neste mês e também devem registrar máximas na casa dos 40°C no fim de semana, segundo a Defesa Civil. É o caso de Araçatuba, no oeste paulista, que pode bater recorde e chegar aos 41°C, assim como Presidente Prudente. Bauru, no interior do Estado, deve chegar aos 40°C.