O início da primavera no Hemisfério Sul deverá causar mudanças de clima em várias Regiões do Brasil. A estação tem início formal no sábado 23 e se estende até 22 de dezembro próximo.
De acordo com a análise do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na primavera há uma transição entre as estações seca e chuvosa na região central brasileira.
Leia mais: “Tragédia no Sul: 10 mil imóveis foram afetados por chuvas e alagamentos”
Com a umidade vinda da Amazônia, chuvas costumam se tornar comuns nesta época, nas Regiões Centro-Oeste, Sudeste e no centro-sul da Região Norte do Brasil.
Já no Nordeste, principalmente no norte do Piauí e noroeste do Ceará, as chuvas costumam não ser frequentes, em um volume que deve ser inferior a 100 mm — em geral, com clima quente.
Maior quantidade de chuva possibilita que se inicie o plantio em vários locais do Brasil
Nesta estação, ocorrem os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Trata-se de uma faixa de nuvens, entre o nordeste e o sudeste, que vai desde o sul amazônico até a parte central do Atlântico sul.
Leia mais: “Previsão do tempo: alertas para tempestade e onda de calor; saiba onde”
Tal fenômeno costuma trazer chuva no Sudeste, no Centro-Oeste, no Acre e em Rondônia. Na Região Sul, o fenômeno pode ser outro, com episódios dos chamados Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM), eventos muitas vezes inesperados que trazem tempestades, rajadas de vento, descargas atmosféricas e eventual granizo
Esse aumento da chuva em grande parte do país, durante a primavera, permite, em várias regiões, o início do plantio das principais culturas de verão.
Falta um Mapa. Estes post são um verdadeiro angú de caroço.