O Instituto Nacional de Meteorologia tem, na manhã desta terça-feira, 19, dois alertas ativos na cor laranja, o que representa perigo para eventuais problemas climáticos. Os avisos, conforme a previsão do tempo, são para tempestade e onda de calor.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
O alerta laranja de tempestade engloba quase toda a Região Sul, com exceção de estreita faixa no extremo sul gaúcho, na fronteira do Brasil com o Uruguai. De acordo com o Inmet, o perigo se dá porque os acumulados de chuva podem chegar aos 100 mm até as 23h59 de hoje. Além disso, há chance de registro de granizo e ventos de cerca de 100 km/h.
Leia mais:
Assim, a tempestade que consta na previsão do tempo pode provocar problemas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Situação que corre o risco de afetar a infraestrutura local e atrapalhar diretamente atividades relacionadas ao agronegócio.
“Risco de corte de energia elétrica”, avisa o Inmet. “Estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.”
O outro alerta laranja da vez é referente a uma onda de calor. Esse fenômeno climático está previso para permanecer até as 18 horas de sexta-feira 22. Ou seja, vai durar quatro dias. O Inmet informa, a saber, que essa condição abrange áreas de nove Estados, que estão espalhados por quatro das cinco Regiões do país:
- Sul
Paraná (metade norte).
- Sudeste
São Paulo (todo o Estado);
Minas Gerais (Triângulo e região de Pouso Alegre); e
Rio de Janeiro (somente a Vila de Trindade, no município de Paraty).
- Centro-Oeste
Mato Grosso do Sul (todo o Estado);
Mato Grosso (exceto o noroeste); e
Goiás (metade oeste).
- Norte
Tocantins (oeste e sudoeste); e
Pará (pequena faixa no sudeste, nas divisas com Tocantins e Mato Grosso).
Previsão do tempo com alertas para tempestade, onda de calor, baixa umidade, chuvas intensas e ventania

A onda de calor, que pode representar risco à saúde humana e provocar incêndios florestais, não é, entretanto, o único alerta a durar mais dias. Conforme a previsão do tempo, a área que engloba todo o sertão nordestino vai sofrer com baixa umidade relativa do ar até as 22 horas de quinta-feira 21. O alerta amarelo, de perigo potencial, ainda abrange Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Tocantins, além de partes de São Paulo, de Mato Grosso e do Pará.
Leia também: “Onda de calor demanda cuidados com a saúde; confira quais”
Contudo, o Inmet divulga outros alertas amarelos que valem até as 10 horas de hoje. Na área que vai do oeste de Roraima ao sudoeste de Goiás, a previsão do tempo indica a ocorrência de chuvas intensas, com acumulados de até 50 mm e ventos de até 60 km/h. Dessa forma, deve chover em partes do Amazonas, do Acre, de Rondônia e de Mato Grosso.
Para o interior nordestino, o aviso do Inmet é de vendaval, de até 60 km/h, que pode provocar a queda de galhos de árvores. Por fim, a faixa litorânea do Ceará, do Rio Grande do Norte e da Paraíba vai contar com ventos costeiros, que podem, conforme a previsão do tempo, “movimentar dunas de areia sobre construções na orla”.
Leia também: “A falsa emergência climática”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.
Entre ou assine para enviar um comentário *
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.