Profissionais da enfermagem fizeram protesto na manhã desta quarta-feira, 21, em Brasília, contra a suspensão da lei que fixa o piso salarial da categoria. A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na última semana.
O grupo de manifestantes realizou marcha pela Esplanada dos Ministérios e se dirigiu até a Praça dos Três Poderes, mas sem aproximação ao prédio do STF. A caminhada foi monitorada por forças policiais.
No dia 15 de setembro, o plenário do STF manteve uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso que suspendeu a lei que fixa pisos salariais para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. O placar foi de 7 votos a 4.
A suspensão imposta pelo STF vale até que sejam analisados os impactos da medida na qualidade dos serviços de saúde e no orçamento de municípios e Estados.
O novo patamar para a enfermagem havia sido aprovado em julho pelo Congresso e posteriormente sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O piso salarial foi fixado em R$ 4.750. A norma também determinou que a remuneração de técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras seja calculada com base nessa quantia.
A decisão do Supremo atende a um pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde). A entidade contesta a validade da medida por entender que a fixação de um salário-base para a categoria vai gerar impactos nas contas de unidades de saúde particulares e nas contas públicas de Estados e municípios.
Protestos pelo Brasil
Trabalhadores da enfermagem de outras capitais do Brasil também entraram em manifestação nesta quarta-feira, 21, para cobrar o pagamento do piso salarial da categoria. Em São Paulo, os enfermeiros se reuniram na Avenida Paulista por volta das 12 horas. Profissionais de Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador também organizaram protesto.
![YouTube video](https://i.ytimg.com/vi/jqMMFHwFWWc/hqdefault.jpg)
Eles deveriam ir lá em Brasília invadir a porra do STF e pegar aqueles URUBUS de TOGA pelo colarinho!
Culpa do barroso do maldito STF!
#ImpeachmentBarroso
#DissolucaoDoSTF
NÃO TEM QUE TER ACONCHAVO. NÃO TEM QUE TER ISSO DE MEIA GREVE. A GREVE TEM QUE SER INTEGRAL, COMPLETA, PARA PRODUZIR RESULTADOS. E NÃO INTERESSAM AS AMEAÇAS.
SÓ UMA PARALISAÇÃO TOTAL MUDARÁ ESSE CENÁRIO. MESMO QUE INOCENTES POSSAM EVENTUALMENTE MORRER, É O PREÇO QUE SE PAGA PELA IMBECILIDADE DE AGENTES PÚBLICOS QUE ACHAM QUE SÃO DEUSES.
Que morram os seus inocentes, seu animal. Greve sem se aproximar do stf. Parabéns. Vão acertar na mosca os culpados. Problema do brasil é que o brasileiro é burro de dar preguiça.
São 4.750 que se transforam em 12 mil ou mais, o que deve ser analisado no país não é um balanço para ver se tal ação é viável, deve-se mexer nos tributos, se não vamos continuar tapando o sol com a peneira.
Os caixas das prefeituras e dos governos estaduais estão abarrotados de dinheiro!