A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) no Senado acionou o Tribunal de Contas da União (TCU) para solicitar apuração de possíveis irregularidades na gestão do Plano de Imunização Nacional (PNI). Faltando dois meses para o fim do ano, o governo federal ainda não definiu o cronograma de vacinação contra a covid-19 para 2023.
O Ministério da Saúde também não divulgou os novos contratos com laboratórios para o próximo ano. Em 2021, a política do PNI teve a sua divulgação no início de outubro.
“A proximidade do fim do ano recomenda que o planejamento dessas medidas já esteja definido. No entanto, adentra-se o mês de novembro sem tais informações”, afirmam os senadores do PT, em um documento.
Segundo informações do portal Jota, o governo planeja utilizar as vacinas remanescentes devido à baixa procura pela terceira e quarta doses. Dados do LocalizaSUS mostram que cerca de 61% das pessoas receberam o reforço contra a covid-19 até segunda-feira 1°.
No entanto, o Ministério da Saúde afirma ser preciso definir quais serão as vacinas utilizadas, quantas doses devem ser aplicadas e qual o público-alvo. Segundo o Instituto Butantã, não há “sinalização de venda” para o Ministério ou diretamente aos Estados brasileiros. Por sua vez, a fabricante Pfizer informou que não comenta possíveis negociações em andamento.
“Portanto, somente instituições públicas, tal como o TCU, são dotadas de poderes para atuar em prol do controle social para assegurar que o PNI esteja em andamento regular, ou, sendo o caso, adequar o seu curso”, apontam os senadores.
Conheça o plano nacional de imunização
O Programa Nacional de Imunizações do Brasil, um dos maiores do mundo, oferece 45 diferentes imunobiológicos para a população. Assim como ocorre nos países desenvolvidos, o Calendário Nacional de Vacinação do Brasil contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas.
Agora começa a “operação herança maldita”. É sempre assim com o petê. Vão dizer que estão encontrando tudo arrasado pelo governo que sai. Inventam um tanto de coisas, a imprensa amiga publica a mentirada e seguimos assim rumo ao brejo.
Vocês estão censurando alguns assuntos ? Urnas é palavra proibida ?
Meu comentário anterior ficou travado e só seguiu quando suprimi a palavra e coloquei somente a primeira letra.
IRREGULARIDADES??!! Estão zoando!!! Turminha que daqui a algumas horas estarão no limbo da Justiça!!! ACABOU esquerdalha!!! Vosso fim é mais que real!! É desastroso!! NUNCA MAIS NO BRASIL E EM MUITOS LUGARES PELO MUNDO!! Estareis todos nas prisões federais e em todo o mundo!!
Quem deu este poder ao TCU ? Até sobre auditoria das U…. em poder do Ministério da Defesa se intrometeu.
Quem deu este poder ao TCU ? Até sobre auditoria das Urnas em poder do Ministério da Defesa se intrometeu.
que zorra um órgão de assessoramento da camara como o TCU tem a ver com calendário de vacinação? Hoje em dia o poder subiu pra cabeça e até guarda municipal tá mandando em tudo. pqp
Opa, uma boa oportunidade pro PT desviar recursos!