Revista Oeste - Eleições 2022

‘PT prejudicou a população indígena’, diz cacique Ronaldo Zokezomaiake

Ele é líder do povo Háliti Paresi, que produz soja no interior de Mato Grosso
-Publicidade-
Foto: Cacique Ronaldo Zokezomaiake/YouTube Revista Oeste
Foto: Cacique Ronaldo Zokezomaiake/YouTube Revista Oeste

Em entrevista ao OesteCast, o cacique Ronaldo Zokezomaiake declarou que a reforma feita na Funai durante a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, prejudicou os indígenas. A entrevista estreou no YouTube na quarta-feira 3.

“Quando criaram a reforma da Funai, desestruturam um sistema que já estava funcionando”, disse Ronaldo Zokezomaioke. “Ela retirou os indigenistas do trabalho na ponta e os levou para a cidade. As coisas ruim começaram aí.”

-Publicidade-

Ele é cacique do povo Háliti Paresi e ajudou a fundar a cooperativa agrícola Copihanama, que cultiva quase 20 mil hectares de terra no interior de Mato Grosso. Entre as principais culturas está a soja — carro-chefe do agronegócio brasileiro.

O cacique elogiou a estratégia do governo Bolsonaro, que procura promover condições para os indígenas se desenvolverem. “Isso é uma situação boa”, disse Zokezomaiake. “Nós vimos isso como uma oportunidade. Nos governos passados, as propostas para o indígena se desenvolver eram ilegais.”

OesteCast, podcast da Revista Oeste

Lançado em junho, o OesteCast vai ao ar com entrevistas inéditas todas as quarta-feiras. A entrevista de estreia foi com Luciano Hang, e também já passaram pela mesa de Dagomir Marquezi personalidades como o escritor Adrilles Jorge e o economista Pablo Spyer, do Minuto Touro de Ouro, da Rádio Jovem Pan.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.