As Polícias Militares são responsáveis por atuar em situações de emergência e garantir a segurança, a ordem e a lei. No Brasil, cada Estado e o Distrito Federal é responsável por administrar e estruturar sua corporação, totalizando 27 unidades de polícias militares, com um efetivo total de 404,8 mil policiais.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Nesta terça-feira, 27, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou o Raio-X das Forças de Segurança Pública do Brasil. O levantamento detalha o tamanho das forças policiais em cada Estado, além de outros dados. Há informações sobre salários, efetivos e capacidades.
Entre as 27 Polícias Militares, 15 possuem menos de 10 mil policiais militares ativos e apenas cinco possuem menos de 5 mil policiais, sendo as menores do Brasil — todas localizadas na Região Norte. Embora seja lógico imaginar que as menores corporações estejam nos Estados menos populosos, há algumas diferenças na ordem.
Confira a lista das cinco menores polícias militares do Brasil:
- Roraima — 2.485 policiais;
- Acre — 2.540 policiais;
- Amapá — 3.109 policiais;
- Tocantins — 3.534 policiais; e
- Rondônia — 4.955 policiais
A menor polícia militar está de fato no Estado menos populoso. De acordo com o Censo de 2022, Roraima possui 636 mil habitantes, o que representa 2,7 policiais a cada 1 mil habitantes. O Estado é o 18ª com mais agentes por habitantes.
O segundo Estado menos populoso do Brasil é o Amapá, com 733 mil habitantes, mas é o terceiro com menor efetivo da PM, ficando atrás do Acre no ranking. O Amapá se destaca disparadamente como o que mais tem policiais por habitantes, são 10,8 agentes a cada 1 mil pessoas.
Leia mais: “Qual é o salário médio de um policial no Brasil?”
O Acre fica em segundo lugar no ranking das menores polícias militares, mas é o terceiro menor, com uma população de 830 mil habitantes. O Estado tem 5,7 policiais militares a cada 1 mil habitantes.
Em seguida, Tocantins com 1,5 milhões de habitantes é o quarto menor Estado e também tem a quarta menor polícia militar do Brasil. Seguido por Rondônia, com 1,6 milhões de habitantes.
Leia também: “Brasil perde mais de 30 mil dos policiais militares em uma década”