A previsão meteorológica indica possibilidade de grandes volumes de chuva, acima da média, para as regiões sul e sudeste do Brasil. Os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina serão os mais atingidos.
+ Leia as últimas notícias de Brasil no site da Revista Oeste
Nos Estados do Sul, pode haver cheia de rios e transbordamento de barreiras. O Centro-Oeste também terá ocorrência de chuvas. Veja a previsão do tempo para os próximos dez dias, segundo a MetSul Meteorologia.
Veja a previsão de chuva para os próximos dez dias em todas as regiões
Norte
Embora esteja em seu período tradicionalmente mais chuvoso — entre setembro e dezembro a região costuma registrar até 70% da chuva do ano — não deve chover muito nos Estados do Norte nos próximos dez dias. Os volumes mais consideráveis de precipitação são esperados para o oeste do Amazonas. Na maior parte do Norte do Brasil, porém, haverá apenas pancadas isoladas. A região enfrenta a pior seca dos últimos anos em decorrência do El Niño. No Estado do Amazonas, o governo decretou emergência em vários municípios.
Nordeste
No Nordeste do país a chuva será escassa na maior parte da região nos próximos dez dias. Haverá pancadas isoladas e passageiras, entretanto a chuva será muito mal distribuída, informa a MetSul. Muitas áreas não devem ter sequer chuva nesse período, como grande parte do Estado do Piauí.
Centro-Oeste
Já no Centro-Oeste o ar tropical quente e úmido vai favorecer chuva em grande parte da região e há previsão de temporais isolados. Embora mal distribuída, a chuva será frequente e com volumes localmente elevados em situação, mais parecida com novembro que o começo do mês de outubro.
Sudeste
Para o Sudeste, a Metsul prevê muita chuva nos próximos dez dias para São Paulo, Sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro. Vai chover todos os dias no Sudeste, mas não necessariamente num mesmo município. “As precipitações tendem a ser dispersas, embora alcançando um grande número de localidades”, explica o instituto.
O Estado de São Paulo deve ter chuvas todos os dias em praticamente todas as localidades. “Grande número de cidades paulistas, incluindo a capital, deverá superar a média histórica de chuva de outubro inteiro ainda nesta primeira metade do mês”, informa a MetSul. Vários pontos do estado de São Paulo devem ter chuvas entre 100 mm e 200 mm nos próximos dez dias.
Sul
Os dados do instituto mostram a possibilidade de muita chuva na metade norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. A previsão é de precipitações entre 100 mm e 200 mm em um grande número de municípios dos três Estados. “Haverá várias localidades em que a chuva no período deve passar de 200 mm e em algumas é possível que supere os 300 mm”, alerta a MetSul.
Os altos volumes de chuvas podem levar a cheias em vários rios catarinenses, como o Rio do Peixe e o Itajaí-Açu. No Paraná, a bacia do Iguaçu deve receber muita água e mais tarde neste mês as Cataratas devem apresentar vazão extraordinariamente elevada. Também pode haver novas cheias em rios que cortam os vales no Rio Grande do Sul. “São esperadas quedas de barreiras e é alta a probabilidade de deslizamentos de terra, em especial em Santa Catarina”, informa a MetSul.