O advogado Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, estava à bordo do avião de pequeno porte que caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Ele, o piloto e o copiloto morreram carbonizados com o impacto e incêndio subsequente.
Outras seis pessoas, que estavam na avenida, ficaram feridas no acidente. Márcio Carpena era professor na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e lecionava na Escola da Magistratura (Ajuris).
Natural de Porto Alegre, ele era casado e pai de três filhos. Em suas redes sociais, ele compartilhava imagens de seus voos, demonstrando paixão pela aviação. Em uma postagem recente, escreveu: “Nós, a 600 km/h!”.
Em nota, a Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul lamentou profundamente a morte do advogado. O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, manifestou condolências.
“Com muita tristeza, recebo a notícia do falecimento do louvável advogado Márcio Carpena, que desenvolveu uma grande trajetória na advocacia”, disse. “Em nome da advocacia gaúcha, nossa solidariedade à família, amigos e demais colegas nesse momento de consternação”.
Avião caiu logo depois da decolagem
![Destroços do avião que caiu em São Paulo nesta sexta-feira, 7](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/02/Destrocos-do-aviao-que-caiu-em-Sao-Paulo-nesta-sexta-feira-7.jpg)
O avião pertencia a Carpena e havia decolado do Aeroporto Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, com destino a Porto Alegre.
A aeronave caiu logo depois da decolagem e atingiu um ônibus, que pegou fogo. Segundo a SPTrans, o prefixo do veículo é 732, da Viação Santa Brígida.
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram encontrados dois corpos carbonizados dentro da aeronave. Um motociclista e o motorista do ônibus ficaram feridos.
Pilotos ouvidos pelo portal g1 informaram que o modelo do avião é um King Air F90, com capacidade para oito passageiros. Afirmaram, ainda, que o avião teria decolado do Campo de Marte, na zona norte, e tentado fazer um pouso de emergência na avenida.
Um barulho de explosão foi ouvido no momento do acidente.
O Corpo de Bombeiros informou que sete viaturas foram enviadas para o local. A polícia e a Força Aérea Brasileira (FAB) vão investigar as causas e as eventuais responsabilidades pelo acidente.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Um aspecto a ser esclarecido: Em um certo ponto a matéria informa que o dono do avião, mais o piloto e o copiloto estavam no avião; mais adiante informa que o Corpo de Bombeiros informou que foram encontrados dois corpos carbonizados no avião. Significa que um dos mortos não foi carbonizado? Qual deles?
Se “ele, o piloto e o copiloto morreram carbonizados” , como acharam só dois corpos?
Muitas reportagens estão saindo sem o texto impresso inteiro ou em partes.
Muitas reportagens estão saindo sem o texto impresso inteiro ou em partes.